Cuca, Tio Lucas e Pura são as marcas mais referenciadas pelos angolanos

Cuca, Tio Lucas e Pura são as marcas mais referenciadas pelos consumidores angolanos inqueridos, segundo um estudo apresentado esta Terça-feira, em Luanda, pela Superbrands, organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de marcas de excelência em 89 países. O estudo ao consumidor angolano foi realizado em Agosto de 2024, com 1.043 entrevistas…
ebenhack/AP
Segundo o director da empresa Keyresearch, Paulo Santos, a moda, alimentação, bebidas e produtos de higiene são os quatro sectores de actividade que dominam 76% do Top 20+ do ranking.
Economia

Cuca, Tio Lucas e Pura são as marcas mais referenciadas pelos consumidores angolanos inqueridos, segundo um estudo apresentado esta Terça-feira, em Luanda, pela Superbrands, organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de marcas de excelência em 89 países.

O estudo ao consumidor angolano foi realizado em Agosto de 2024, com 1.043 entrevistas e uma margem de erro de 3,3%para um intervalo de confiança de 95%.

Segundo o director da empresa Keyresearch, Paulo Santos, a moda, alimentação, bebidas e produtos de higiene são os quatro sectores de actividade que dominam 76% do Top 20+ do ranking.

“A moda domina com 32%, alimentação com 15%, tecnologia com 11%, bebidas com produtos de higiene com 14%, superfícies comerciais 2%, banca com 0% e automóveis 6%”, detalhou.

Por sua vez, o country manager da Superbrands Angola, Pedro Diogo Vaz, disse que comparando com a última edição, é notório um crescimento das marcas nacionais no TOP de referência espontânea.

“Se no ano passado tínhamos oito Marcas nacionais no TOP 20, este ano esse número subiu para 10. Portanto, é com imensa satisfação que assistimos ao momento em que este TOP passa a ser 50% ocupado por Marcas nacionais, o que demonstra o reconhecimento e a relevância que os consumidores angolanos dão às Marcas nacionais, bem como a importância que as empresas nacionais devem dar à valorização das suas Marcas”, acrescentou.

Entretanto, de acordo ainda com o estudo, no Top 3+ e Top 10+, várias marcas mantêm presença em todas as mostrando faixas etárias, padrões consistentes de referência.

“Cuca, Tio Lucas, Pura, Coca-Cola, Eka e Patriota aparecem em todas as faixas etárias. Primavera não surge nas faixas de 25-29 e 30-34 anos, enquanto Unitel não aparece nos grupos de 40-44 e 45+ anos”, aponta o estudo desenvolvido pela empresa Keyresearch, uma consultora internacional especializada em Market Inteligence.

Na análise, a Superbrands considera que isso reflecte uma diferenciação na relevância das marcas para diferentes grupos etários.

Já no Top 10+, algumas marcas mantêm presença em todas as faixas etárias, enquanto outras variam conforme o grupo etário, sobretudo as marcas de luxo e nacionais.

Contudo, a Nike, Adidas, Puma, Zara e Samsung aparecem em todas faixas etárias. Louis Vuitton e Gucci não são referenciadas nas faixas etárias de 40 a 44 anos e 45 ou mais.

Mais Artigos