African Ancestry
SEDE: Washington, D.C.
FUNDADORES: Rick Kitt Les, Gina
Paige (CEO)
FUNCIONÁRIOS: 13
O mercado de testes genéticos feitos em casa tem estado em ascensão durante a pandemia, e o negócio da African Ancestry não é excepção. “O orgulho de ser negro ganhou nova força na sequência das injustiças contra a população negra”, diz Paige, de 53 anos. A base de dados da empresa criada há 17 anos, reúne cerca de 33.000 amostras de ADN africano indígena e foi usada por cerca de 1 milhão de pessoas, incluindo Oprah Winfrey (que partilha ADN com o povo Kpelle, da Libéria) e o falecido Chadwick Boseman (que descobriu ligações com os Limba, da Serra Leoa). As receitas aumentaram mais de 30% desde Março e deverão atingir os 8 milhões de dólares este ano.
AMP ROBOTICS
SEDE: Louisville, Colorado
FUNDADORA: Matanya Horowitz
(CEO)
FUNCIONÁRIOS: 70
Com a Amazon e outros fabricantes a enviar centenas de milhões de encomendas todos os meses e os trabalhadores cada vez mais receosos de contraírem Covid-19, instalações de reciclagem decidiram recorrer à AMP Robotics. Os seus robôs usam Inteligência Artificial e visão computacional para identificar papel, plástico e cartão numa correia transportadora, para depois os seleccionarem com um braço manipulador a vácuo. As receitas, que têm vindo a aumentar 50% em cada trimestre de 2020, deverão ascender este ano a 20 milhões de dólares.
“Antes de a nossa tecnologia entrar em cena, a única maneira de fazer isto era ter alguém com uma prancheta a tentar acompanhar estes fluxos de materiais”, explica Horowitz, de 32 anos.
ASPETTO
SEDE: Fredericksburg, Virgínia
FUNDADORES: Robert Davis,
Abbas Haider (CEO)
FUNCIONÁRIOS: 12
O vestuário à prova de bala nunca primou pela estética, mas ninguém nega a sua utilidade. Haider e Davis fundaram a Aspetto quando estudavam na Universidade Mary Washington, e acreditam que as agências governamentais americanas estariam dispostas a pagar por artigos mais elegantes desde que resistentes (em muitos casos estamos a falar de 3.500 dólares, por um casaco). Foi assim que a Aspetto se expandiu e passou a apostar em produtos tácticos.
Este ano, já fechou contratos com a Força Aérea americana para produzir uniformes para mulheres militares e coletes para o Bureau of Prisons. As receitas estimadas para 2020 rondam os 12,5 milhões de dólares.
AVIDBOTS
SEDE: Kitchener, Ontário
FUNDADORES: Pablo Molina,
Faizan Sheikh (CEO)
FUNCIONÁRIOS: 170
Molina e Sheikh licenciaram-se pela Universidade de Waterloo e fundaram a Avidbots para produzirem robôs que limpam o chão. Atualmente, com a expansão do negócio a clientes Gina Paige como a DHL e a distritos escolares regionais (entidades que administram as escolas públicas), a empresa estima vir a duplicar as suas receitas para 10 milhões de dólares com a reabertura das escolas. Próximo lançamento: um novo módulo de desinfecção que pode ser acoplado ao seu mais recente robôs e aplicado em superfícies como mesas e puxadores. “Há anos que estamos a resolver este problema e, de repente, o mundo passou a preocupar-se mais com o assunto”, diz Sheikh, de 32 anos.
Ler mais na edição 46 Dezembro 2020/Janeiro 2021 da FORBES Angola, já disponível.