8 em cada 10 pessoas têm emprego informal

O emprego informal representa 79,8% do total do emprego em Angola, como indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística, a que FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso. Assim, dos 11,6 milhões de empregos em Angola, 9,3 milhões são no informal, apenas 2,3 milhões são no formal, como indicam os dados do INE. Contas feitas, 8…
ebenhack/AP
Dos 11,6 milhões de empregos em Angola, 9,3 milhões são no informal, apenas 2,3 milhões são no formal, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Economia

O emprego informal representa 79,8% do total do emprego em Angola, como indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística, a que FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.

Assim, dos 11,6 milhões de empregos em Angola, 9,3 milhões são no informal, apenas 2,3 milhões são no formal, como indicam os dados do INE. Contas feitas, 8 em cada 10 pessoas que têm emprego em Angola, estão no informal (ver gráfico).

O informal segue assim com nível de relevância notável nas contas dos 60,2% da população empregada, colocando uma “pressão negativa” ao emprego em geral, já que conforme os especialistas, o emprego informal significa rendimentos baixos, ausência de benefícios sociais, com destaque para a ausência dos pagamentos da segurança social.

Mais Artigos