Angola tem de gastar 80% mais com educação para cumprir metas de capital humano

Angola delineou um plano ambicioso de desenvolvimento do capital humano, com o objectivo de significativamente aumentar a educação para atingir suas metas até 2037.  De acordo com o recentemente aprovado Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano 2023-2037, o país pretende quase duplicar o número de diplomados no ensino superior e técnico-profissional durante esse período.…
ebenhack/AP
O recém aprovado Plano Nacional de Desenvolvimento visa duplicar o número de diplomados até 2037, requerendo um aumento de 80% no investimento em educação.
Negócios

Angola delineou um plano ambicioso de desenvolvimento do capital humano, com o objectivo de significativamente aumentar a educação para atingir suas metas até 2037.

 De acordo com o recentemente aprovado Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano 2023-2037, o país pretende quase duplicar o número de diplomados no ensino superior e técnico-profissional durante esse período.

Segundo a Lusa, O plano, publicado através de decreto presidencial, abarca sete programas de acção que visam fortalecer vários aspectos do sistema educacional e formativo do país. Estes programas abrangem desde o ensino técnico-profissional até ao empreendedorismo e desenvolvimento empresarial.

Entre as metas delineadas no plano, destaca-se a expansão do ensino técnico-profissional, com a previsão de que a taxa de participação aumente de 10,9% para 15,6% até 2037. Além disso, há planos para ampliar a oferta de formação profissional, visando um aumento significativo na participação da população economicamente ativa neste tipo de educação.

O plano também visa um aumento considerável no número de graduados e pós-graduados, com o objetivo de elevar a qualificação do corpo docente do ensino superior. Espera-se um aumento na formação de professores do ensino primário, além de um incremento no número de graduados na administração pública.

Outra meta importante é o aumento do número de empreendedores com formação básica, buscando criar uma base sólida para o desenvolvimento empresarial do país.

Para alcançar estas metas, estima-se que seja necessário um aumento substancial na despesa pública com o sistema de ensino, prevendo-se um acréscimo de cerca de 80% em relação à dotação orçamental de 2022. Este aumento seria destinado a diversas áreas do ensino, com um destaque para o técnico-profissional e o ensino superior.

A implementação destes programas visa aumentar a disponibilidade de recursos humanos qualificados, expandir a oferta educativa de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e elevar os níveis de escolarização e qualificação da população em geral.

Mais Artigos