Três Estados da CPLP ao mais alto nível na Conferência para a Paz na Ucrânia

Foram três os Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se fizeram representar pelos seus chefes de Estado, na Conferência para a Paz na Ucrânia que começa hoje na Suíça, nomeadamente Portugal, Cabo Verde e Timor-Leste. De acordo com a lista divulgada pelas autoridades suíças, São Tomé e Príncipe fez-se representar ao…
ebenhack/AP
São Tomé e Príncipe fez-se representar ao nível ministerial, enquanto Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, não se fizeram representar na Cimeira.
Economia Líderes

Foram três os Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se fizeram representar pelos seus chefes de Estado, na Conferência para a Paz na Ucrânia que começa hoje na Suíça, nomeadamente Portugal, Cabo Verde e Timor-Leste.

De acordo com a lista divulgada pelas autoridades suíças, São Tomé e Príncipe fez-se representar ao nível ministerial, pelo chefe da diplomacia, Gareth Guadalupe, como noticiou a Lusa.

Por outro lado, Angola, Guiné-Bissau nem Moçambique, não se fizeram representar. Aliás, a FORBES chegou a noticiar a nega de João Lourenço ao convite de Volodymyr Zelensky.

Acresce a isso que a cimeira ficou marcada pelas várias ausências de peso, com natural destaque para a Rússia e também a China.

A conferência para a paz na Ucrânia, organizada pela Suíça na sequência de um pedido de Zelensky, e  junta representantes de quase uma centena de países e organizações, sendo metade dos quais da Europa.

Mais Artigos