Jornalista angolano integra Salzburg Academy on Media & Global Change sediada na Áustria

O Jornalista angolano residente em Portugal, Israel Campos, de 24 anos, foi seleccionado para integrar a “Salzburg Academy on Media & Global Change”, uma academia sediada na Áustria e que reúne líderes emergentes de todos os sectores de media para construir redes de inovação e liderança. Com isso, Israel Campos, que se destacou entre dezenas de concorrentes do…
ebenhack/AP
O Jornalista angolano residente em Portugal, de 24 anos, destacou-se entre dezenas de concorrentes do mundo inteiro, com a sua pesquisa sobre redes sociais e o seu impacto nos movimentos sociais.
Líderes Life

O Jornalista angolano residente em Portugal, Israel Campos, de 24 anos, foi seleccionado para integrar a “Salzburg Academy on Media & Global Change”, uma academia sediada na Áustria e que reúne líderes emergentes de todos os sectores de media para construir redes de inovação e liderança.

Com isso, Israel Campos, que se destacou entre dezenas de concorrentes do mundo inteiro, passa a colaborar abordando problemas sociais e projectando soluções baseadas em media.

Em entrevista à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o jornalista angolano justificou que a sua escolha é fundamentada pela carreira profissional e percurso em construção na academia, enquanto mestrando na Universidade Católica Portuguesa, onde desenvolve pesquisa relacionadas com as “redes sociais e o seu impacto nos movimentos sociais”.

“É, sem dúvidas, um grande privilégio para mim e para a minha carreira. Um privilégio que prometo honrar e fazer valer a pena por intermédio do trabalho e dedicação. O mínimo que posso dizer é que me sinto bastante lisonjeado com as oportunidades e lugares que o meu trabalho jornalístico, agora associado aos meus interesses e pesquisa acadêmica, me têm levado”, destacou.

Questionado sobre a contribuição que pretende dar à Salzburg Academy on Media & Global Change, o ex-jornalista da Rádio Nacional de Angola sublinhou que vai levar a sua individualidade de um jovem angolano jornalista interessado com questões políticas, sociais e com a comunicação social.

“Tento trazer essa a minha experiência. Geralmente, nesses fóruns há sempre, infelizmente, pouca representatividade daquilo que é o contexto africano. Eu também tento levar o pouco conhecimento que tenho de algumas realizadas africanas, para além de Angola, que é a que melhor domino”, ressatou.

Os prémios e percursos de um jovem resiliente

Nascido na cidade de Luanda, Israel Campos começou a sua carreira como locutor de programas infantis na Rádio Nacional de Angola aos 12 anos de idade e actualmente é jornalista freelancer para a imprensa internacional como o serviço em português da Voz da América (VOA), a British Broadcasting Corporation (BBC), Al Jazeera e o Wall Street Journal, cobrindo assuntos como política, alterações climáticas e sociedade angolana.

Licenciado em Jornalismo pela City University of London, é mestrando em Comunicação Estratégica e Liderança, na Universidade católica Portuguesa.

Com a sua reportagem “As Viúvas da Seca de Angola”, publicada na VOA, venceu a primeira edição do Prémio Liberdade de Imprensa, atribuído pelo Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJC), no âmbito do dia mundial da Liberdade de Imprensa em Maio de 2024.

Em 2021, Israel foi considerado como uma das 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia (BantuMen, 2021). Entre as demais premiações que acumula, foi vencedor do prémio “EU GCCA+ Youth Awards for the best climate storytelling”, da União Europeia. No mesmo ano foi ainda nomeado como finalista dos prémios Free Press Award, da Free Press Award em 2022, e para o prpmios Amnesty Media Award.

Entretanto 2022, o jornalista foi homenageado pelo seu contributo jornaltstico e juvenil pela Gala Afrodescendentes em Zurique, Suiça.

Israel Campos, jornalista angolano.

Em Fevereiro de 2023, publicou, em Portugal, o seu romance de estreia “E o Céu Mudou de Cor” (Kacimbo, 2023) e foi convidado a participar das “Correntes D’Escritas 2023″, na Póvoa do Varzim, um dos maiores festivais literários de Portugal. Desde então, Israel Campos tem realizado diversos eventos de promoção do seu livro em Angola, incluindo nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Namibe, e no exterior em países como a África do Sul e o Reino Unido.

No início de 2023, o jornalista foi convidado pela presidência da República de Portugal para fazer parte do grupo de reflexão “O Futuro Já Começou”, do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, com mandato de dois anos.

A  Salzburg Academy on Media & Global Change é um programa de estudo no exterior exclusivo realizado anualmente em Salzburgo, Áustria. 67 alunos e uma dúzia de professores de todos os cinco continentes participam para estudar um currículo dinâmico e on-line de Global Media Literacy.

A intenção do programa da Academia de Salzburgo é incentivar o pensamento intercultural sobre os papéis que a mídia desempenha nos assuntos globais e nas políticas públicas; ajudar alunos e professores a avaliar modelos distintos de mídia e políticas internacionais e considerar suas vantagens e limitações e propor e iniciar padrões relativos à cobertura da mídia de questões globais como populismo, terrorismo e mudanças climáticas.

Mais Artigos