Capitalização bolsista em Cabo Verde aumentou 6,19% em 2023

A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) registou uma capitalização de 113,4 mil milhões de escudos (cerca de mil milhões de euros) em 2023, um aumento de 6,19% em relação ao período homólogo, segundo dados oficiais. De acordo com o relatório e contas da Bolsa de Valores de Cabo Verde., o valor total da…
ebenhack/AP
Valor total da capitalização bolsista registado no ano passado corresponde a 52,7% do PIB de Cabo Verde em volume, segundo dados da Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Economia

A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) registou uma capitalização de 113,4 mil milhões de escudos (cerca de mil milhões de euros) em 2023, um aumento de 6,19% em relação ao período homólogo, segundo dados oficiais.

De acordo com o relatório e contas da Bolsa de Valores de Cabo Verde., o valor total da capitalização bolsista registado no ano passado corresponde a 52,7% do PIB de Cabo Verde em volume.

No ano passado, as ações das empresas aumentaram 23,2%, fixando-se nos 12,5 mil milhões de escudos (cerca de 114 milhões de euros), justificada pela “valorização considerável” de duas das quatro empresas cotadas na bolsa: o Banco Comercial do Atlântico (BCA) e a Empresa Nacional de Combustíveis (ENACOL).

A Caixa Económica de Cabo Verde (CECV) e a Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos (SCT) são as outras duas empresas cotadas na bolsa no país.

No que diz respeito ao segmento de obrigações, que representam 7,79% da capitalização bolsista, aumentou 33,1% “fruto de um maior número de obrigações emitidas à cotação”.

No segmento de títulos de tesouro, segundo a Lusa, aumentou a sua capitalização para cerca de 92 mil milhões de escudos (834 milhões de euros), representando 81% da capitalização bolsista global.

Mais Artigos