O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, destacou a atribuição da “medalha comendador” pela Guiné Equatorial, a título póstumo, a Oldemiro Balói, considerando-a um “justo reconhecimento” pelo papel crucial do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros na admissão daquele país à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Este é um justo reconhecimento pela sua dedicação e mestria diplomática, que foram fundamentais para a admissão da Guiné Equatorial à CPLP”, escreveu Filipe Nyusi na sua conta oficial na rede social Facebook.
Segundo a Lusa, na mesma mensagem, o chefe de Estado sublinhou que a condecoração, a mais alta distinção da Guiné Equatorial, “orgulha” Moçambique, “enaltece a memória” de Oldemiro Balói e “enobrece” a diplomacia moçambicana.
Oldemiro Balói (1955 – 2021) serviu como ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique de 2008 a 2017. Foi durante o seu mandato que, após um “minucioso processo de adesão”, a Guiné Equatorial se tornou o nono membro de pleno direito da CPLP, em 2014.