Israel Campos seleccionado pela Creative Africa Nexus

O jornalista e escritor angolano Israel Campos foi selecionado pela Creative Africa Nexus (CANEX), uma iniciativa do Banco Africano de Importações e Exportações (Afreximbank), como um dos 20 jovens escritores africanos emergentes que irão participar este mês da sua residência literária em Aburi, Ghana. Trata-se de um evento que será dirigido pela escritora nigeriana Chimamanda…
ebenhack/AP
Israel Campos está entre os 20 Jovens escritores africanos seleccionados para residência literária com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, em Aburi, Ghana.
Life

O jornalista e escritor angolano Israel Campos foi selecionado pela Creative Africa Nexus (CANEX), uma iniciativa do Banco Africano de Importações e Exportações (Afreximbank), como um dos 20 jovens escritores africanos emergentes que irão participar este mês da sua residência literária em Aburi, Ghana.

Trata-se de um evento que será dirigido pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, com o objectivo de destacar a cadeia de valor do livro em África, apoiando e desenvolvendo o talento literário no continente e na sua diáspora.

Em declarações à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, Israel Campos destacou a importância da residência literária que reúne jovens escritores de várias partes de África.

“Portanto, isso tem uma relevância porque permite uma aproximação e partilha de experiência. Creio que vai ser uma experiência muito interessante e produtiva em termos de conversa. Mas pretendo, sobretudo, ouvir dos outros e aprender com os outros com os seus processos criativos e com os mecanismos e metodologias que utilizam”, disse.

O escritor angolano defende que os governos africanos e as instituições criem incentivos para aumentar a produção livreira, no sentido de apoiarem as livrarias, editoras e os autores a publicarem mais e a terem um mercado de distribuição dos seus livros.

Durante 10 dias, Israel Campos, juntamente com outros jovens escritores de vários países africanos, participará em um conjunto de sessões formativas destinadas a aperfeiçoar as suas habilidades criativas bem como aprofundar o seu conhecimento sobre o funcionamento da indústria livreira no continente africano.  

Chimamanda Ngozi Adichie, autora aclamada internacionalmente, liderará uma equipa de escritores que facilitará o workshop.

Além disso, profissionais das áreas jurídica e comercial irão fornecer valiosas perspectivas sobre os aspectos legais e empresariais da profissão de escritor.

Os participantes do workshop, segundo uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, terão ainda a oportunidade de contribuir para uma antologia que será publicada após o evento.

Em Fevereiro de 2023, publicou, em Portugal, o seu romance de estreia “E o Céu Mudou de Cor” (Kacimbo, 2023) e foi convidado a participar das “Correntes D’Escritas 2023″, na Póvoa do Varzim, um dos maiores festivais literários de Portugal.

Desde então, Israel Campos tem realizado diversos eventos de promoção do seu livro em Angola, incluindo nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Namibe, e no exterior em países como a África do Sul e o Reino Unido.

Recorde-se que, recentemente, Israel Campos, de 24 anos, foi seleccionado para integrar a “Salzburg Academy on Media & Global Change”, uma academia sediada na Áustria e que reúne líderes emergentes de todos os sectores de media para construir redes de inovação e liderança.

Mais Artigos