A Angola Cables, multinacional de Telecomunicações, anunciou que foi classificada como o 24º maior operador global de interconexões de internet pelo (CAIDA) – Center for Applied Internet Data Analysis, uma referência no sector.
Este reconhecimento Mundial, diz a empresa em comunicado, é medido por entidades independentes norte americanas que monitorizam o tráfego Mundial, as interconexões no cone de internet e reconhecem a rede Angola Cables como estratégica nas suas ligações a outros países em Africa, com mais de 70% do tráfego de internet africana a passar na sua rede.
A classificação do CAIDA confirma a Angola Cables como a principal operadora africana de trânsito, que mais propaga outros ASN na internet, directa ou indirectamente.
Com uma rede robusta que já trafega mais de 18,488 Tbps, mais de 1% do tráfego Mundial da Internet é processado pela infra-estrutura da Angola Cables, em especial pela posição privilegiada dos cabos que ligam Atlântico (Brasil-USA-Europa) espelhado pelos números a capacidade desta rede global entregar localmente o conteúdo global com eficiência, baixa latência, resiliência e alta segurança.
“Este feito coloca Angola no mapa como um crescente hub de conectividade estratégico para a economia de dados, interligando continentes como África, Europa, Américas e Ásia”, lê-se na nota.
Essa conquista, diz Angola Cables, é resultado de uma política de peering sólida, estratégias avançadas de roteamento BGP e uma rede IP altamente conectada, que melhora significativamente a latência e a conectividade, oferecendo aos clientes melhor performance, maior visibilidade de seus prefixos/ASN na internet e alta disponibilidade no roteamento global.
Entre os serviços impactados por esta melhoria na conectividade global estão o IP Transit, IP Gamer, IP Exchange, IP Cache e DIA, que agora oferecem ainda mais performance e confiabilidade aos seus clientes em especial às empresas angolanas.