O Índice de Produção Industrial (IPI) em Angola aumentou 5% no primeiro trimestre deste ano, quando comparada com o mesmo mês do último ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Folha de Informação Rápida do INE consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, aponta que o resultado foi influenciado pelos aumentos na “indústrias extrativas” com 3,5 pontos percentuais, “indústrias transformadoras” com 1,0 ponto percentual e “produção e distribuição de electricidade, gás e vapor” com 0,5 ponto percentual.
Comparativamente ao trimestre anterior, a actividade industrial observou uma queda de 1,9%, influenciada pela redução na actividade da “indústrias extrativas” com 2,7 pontos percentuais.
Entretanto, o índice de pessoal ao serviço, durante o 1º trimestre de 2024, registou um aumento de 6,3% em relação ao período homólogo e -1,6%, quando comparado com o 4º trimestre de 2023
O índice das horas trabalhadas registou uma variação de 6,4% em relação ao período homólogo e uma redução no valor de horas do trimestral de 0,1%.
Analisando o Índice de Produção Industrial por tipo de bens verificou-se que os “produtos de energia” variaram 6,2% em relação ao trimestre homólogo e uma redução de 1,6% em relação ao trimestre anterior.