O Banco Millennium Atlântico inaugurou um novo ponto de “Auto-atendimento Atlântico de 24 horas”, na manhã desta Quinta-feira, no mercado KM 30, em Luanda, que tem entre as operações disponíveis a abertura de contas, emissão de cartões multicaixa, depósitos, levantamentos, transferências, pagamento de contas e consultas de saldo.
O centro informal de escoamento de produtos agrícolas da capital angolana alberga agora um espaço que permite aos clientes realizar operações bancárias “de forma autónoma, prática e segura, 7 dias por semana e 24 horas por dia”, com o apoio de um colaborador no horário normal de expediente.
Segundo Mauro Neves, administrador executivo do banco, “a inauguração deste espaço no Mercado do 30 é parte da implementação de um dos eixos centrais da estratégia do Atlântico, que é servir uma faixa demográfica significativa da população e representa um passo importante para a inclusão financeira dos comerciantes e comunidades envolventes do referido mercado, que se insere no município mais populoso do país”.
O administrador do Millennium Atlântico considera que a disponibilização de serviços bancários “acessíveis e seguros”, onde a banca tradicional é ainda incipiente, vai contribuir para a formalização das actividades diárias dos comerciantes e uma melhor estruturação dos seus negócios.
Este novo espaço, que assenta num modelo sustentável alimentado por painéis solares, demonstrando o compromisso do banco com a responsabilidade ambiental, foi planeado para atender às necessidades financeiras da comunidade local.

A inauguração faz parte da missão do Atlântico de garantir o crescente acesso da comunidade a serviços financeiros diferenciados, contribuindo para a bancarização da população e a formalização da economia, em linha com os objectivos do Governo de Angola e do banco central do país. Adicionalmente, reforça o compromisso da instituição bancária com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, contribuindo para a Redução das Desigualdades (ODS 10) e a Acção Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).
Com esta inauguração, o Millennium Atlântico atinge um total de 363 ATMs e 107 Máquinas de Depósitos. Até ao final deste ano, o banco planeia continuar a reforçar o seu parque de equipamentos de auto-atendimento.
Presente no acto, António Assis de Almeida, presidente do conselho de administração da instituição, garantiu que o banco continuará a reforçar a sua presença junto dos mercados informais e da periferia. “Esta nossa missão não termina aqui e, até ao final deste ano, continuaremos a reforçar a nossa presença junto desta faixa demográfica da população: nos mercados e nas zonas periféricas, não só do município de Viana e da província de Luanda, mas também em outras províncias do país”, indicou.
*Cláudia Simões