Semana Mundial do Investidor decorre em Luanda com participação de Cabo Verde

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) de Angola promove a 8ª Edição da Semana Mundial do Investidor (SMI), a decorrer de 07 a 13 de Outubro de 2024, com um leque de participações internacionais  composto por representantes das congéneres de Portugal, Brasil e Cabo Verde. Este evento global, promovido pela Organização Internacional das Comissões…
ebenhack/AP
Comissão do Mercado de Capitais de Angola promove 8ª Edição da Semana Mundial do Investidor, com um leque de participações internacionais composto por representantes de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
Economia

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) de Angola promove a 8ª Edição da Semana Mundial do Investidor (SMI), a decorrer de 07 a 13 de Outubro de 2024, com um leque de participações internacionais  composto por representantes das congéneres de Portugal, Brasil e Cabo Verde.

Este evento global, promovido pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), visa sensibilizar sobre a importância da educação e protecção do investidor, destacando as iniciativas dos reguladores de valores mobiliários em todo o mundo.

Desde 2019, a CMC tem sido convidada pela IOSCO para coordenar as actividades no continente africano em reconhecimento ao seu empenho na promoção de boas práticas no Mercado de Capitais (MC).

Este reconhecimento, segundo uma nota da Comissão do Mercado de Capitais, reafirma o papel estratégico da CMC na promoção da educação financeira e na protecção do investidor em Angola e além-fronteiras.

Este ano, a SMI apresenta como tema principal “Finanças Sustentáveis, Criptoactivos e Finanças Digitais” e será realizado em formato híbrido com actividades a ocorrerem na Academia BAI, na Rede de Mediatecas de Angola (ReMA), Universidade Agostinho Neto, Universidade Católica de Angola, Instituto Superior Politécnico Tocoísta, Universidade José Eduardo dos Santos do Huambo, abragendo algumas províncias do território nacional e permitindo assim uma maior disseminação de conhecimento e sensibilização sobre práticas de investimento responsável e seguro em canais de rádio e televisão locais.

Entre as actividades, estão previstas sessões de debate e divulgação de conteúdos sobre o MC em rádio, televisão e redes sociais da CMC, exibição de mensagens sobre educação financeira em toda a ReMA, realização de um inquérito sobre o nível de literacia financeira e o perfil do investidor, lançamento da IVª Edição do Concurso Científico CMC e as Universidades (CMC&U), publicidade em táxis colectivos, entre outras actividades.

As participações nacionais apresentam-se igualmente ricas com a presença de representantes de instituições financeiras, e não só, tais como a Sonangol, o Banco BAI, a BFA Gestão de Activos – SGOIC, S.A., a Hemera Capital Partners Securities – SDVM, S.A., a Áurea – SDVM, S.A., a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), a Prospectum Capital – SCVM, S.A., a Lwei Mansamusa Brokers – SCVM, S.A., a Kyros – SDVM, S.A., o Banco Millennium Atlântico, o Standard Gestão de Activos – SGOIC (SU), S.A., o Standard Invest – SDVM (SU), S.A. e a Crowe Horwath Angola – Auditores e Consultores, S.A., patrocinadores oficiais do evento.

Mais Artigos