Angola instalou o seu segundo robô cirúrgico no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), em Luanda, com o objectivo de reforçar a formação de médicos e enfermeiros. O equipamento, que desempenhará um papel essencial na capacitação contínua de profissionais de saúde, foi testado esta terça-feira pelo Dr. Petel, na presença do diretor-geral do hospital, Carlos Alberto Masseca, e outros responsáveis.
De acordo com o comunicado do CHDCP enviado à FORBES ÁFRICA , a instalação do robô marca a segunda fase das cirurgias robóticas no Bloco Central do complexo hospitalar e representa um importante avanço para o sistema de saúde angolano. O novo equipamento foi concebido para simular procedimentos cirúrgicos complexos, proporcionando aos profissionais a oportunidade de ganhar experiência prática antes de intervirem em cirurgias reais.
O robô também poderá aumentar o uso de técnicas minimamente invasivas em Angola, elevando o nível de proficiência dos profissionais em cirurgias robóticas. Esta iniciativa reflete o compromisso do Ministério da Saúde com a modernização do sistema de saúde, em parceria com entidades internacionais, consolidando o CHDCP como referência no país.