A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) está promover hoje e na próxima Sexta-feira a Feira dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde serão apresentados projectos de investigação que destacam para essas metas globais. O evento visa fortalecer o papel transformador da academia e da inovação tecnológica no cumprimento dos ODS.
A feira destaca áreas essenciais como a sustentabilidade ambiental, o acesso universal à energia limpa e a promoção da igualdade de género. A sessão de abertura ocorrerá no Centro de Convenções da universidade, às 09h00, e contará com a presença do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e a Representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela Sousa, entre outros representantes do Governo, corpo diplomático e sociedade civil.
“O programa inclui painéis temáticos e encontros sobre os ODS e a aplicação da ciência e tecnologia para resolver os desafios”, explicou a Uni-CV. Durante a cerimónia de abertura, será apresentado um projecto emblemático focado na sustentabilidade ambiental e na promoção da igualdade de género.
Os alunos do ensino secundário e outros grupos de visitantes poderão participar em visitas guiadas a laboratórios e atividades interativas que demonstram o papel da ciência e da inovação do estudante na realização dos ODS. Os participantes poderão ainda utilizar um mapa interativo e códigos QR para acessar as informações sobre os projetos e a agenda do evento.
O principal objectivo da feira é “sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica e parceiros na promoção dos ODS, evidenciando o papel das universidades na criação de soluções para os desafios globais”. Os ODS são 169 medidas, agrupadas em 17 grandes objectivos, que a Organização das Nações Unidas propôs implementar até 2030, incluindo a erradicação da pobreza, “fome zero” e a garantia de boa saúde e bem-estar para todos.