As equipas de Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde estão entre os 16 finalistas da 4.ª edição do 929 Challenge, uma competição de empreendedorismo que terá lugar a 9 de Novembro em Macau. Num comunicado divulgado da organização anunciou que foram selecionadas oito empresas e oito grupos de estudantes universitários, escolhidos entre mais de 320 candidaturas recebidas.
As startups finalistas apresentam “soluções inovadoras” em áreas como energias renováveis, saúde, tecnologia financeira e produção alimentar. A organização destacou, entre os participantes, a brasileira Pix Force, que utiliza inteligência artificial para inspeções industriais, a chinesa LY Energy, que desenvolve baterias avançadas, e a GreenCoat, de Hong Kong, que oferece revestimentos inteligentes para janelas, melhorando a eficiência energética dos edifícios.
No segmento académico, os finalistas incluem equipas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante duas semanas, mais de 320 equipes participaram diariamente num ‘bootcamp’ online, que incluíram palestras, workshops e sessões de mentoria para refinar suas ideias e apresentações antes da final.
Na fase final, marcada para 9 de Novembro, os selecionados terão 10 minutos para convencer o júri e potenciais investidores. Esta edição apresenta um aumento nos prémios financeiros para os três melhores projetos, com um total de 300 mil patacas (cerca de 33.600 euros) e 4 mil dólares (aproximadamente 3.600 euros) em serviços e ferramentas fornecidas pela gigante tecnológica chinesa Alibaba.
Após a competição, as startups terão acesso a um programa de apoio para se estabelecerem em Macau e na Grande Baía, que inclui visitas a incubadoras e encontros com fundos de capital de risco. Este ano, será introduzido, pela primeira vez, um programa de ‘soft landing’ de até três meses, destinado a projectos que pretendem abrir negócios em Macau.
A competição também firmou acordos com investidores potenciais, incluindo a Portugal Ventures, uma sociedade de capital de risco do Banco Português de Fomento. O Desafio 929 é coorganizado pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) e diversas instituições da região administrativa especial chinesa, incluindo universidades locais.