A próxima cimeira bilateral entre os governos de Cabo Verde e Portugal está marcada para dia 28 de Janeiro de 2025, conforme anunciado pela embaixada cabo-verdiana. O anúncio foi feito após um encontro entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países, Paulo Rangel e Filomeno Monteiro, que se realizaram na Quinta-feira no Palácio das Necessidades, em Lisboa.
Os dois ministros revisitaram as relações de cooperação entre os dois países, que estão formalizadas no Programa Estratégico de Cooperação (PECC) 2022-2026. A próxima cimeira será uma oportunidade para uma avaliação mais detalhada deste programa, que já foi apresentada anteriormente durante a visita do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, a Cabo Verde em abril.
Durante o encontro, Filomeno Monteiro lamentou o incidente que resultou na morte de um cabo-verdiano, Odair Moniz, na zona da Cova da Moura, e expressou confiança na justiça portuguesa. O ministro apelou à calma e à serenidade, sublinhando a necessidade de evitar atos que possam perturbar a paz pública.
Odair Moniz, de 43 anos, foi baleado por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) na madrugada de segunda-feira, na Cova da Moura. Segundo a PSP, Moniz terá resistido à detenção e tentado agredir os agentes com uma arma branca, versão contestada pela associação SOS Racismo e pelo movimento Vida Justa, que pedem uma investigação rigorosa.