Gestores de fazendas agrícolas em Angola estão a ser capacitados sobre agricultura sustentável

Cerca de 32 pessoas [entre gestores de fazendas agrícolas e técnicos do sector do café] em Angola começaram a frequentar nesta Segunda-feira, 28 de Outubro, o curso sobre “Padrões de Agricultura Sustentável”, na Estação Experimental do Amboim, província do Cuanza-Sul, indica uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA. A acção formativa, organizada pela empresa AgriHeroes…
ebenhack/AP
Com foco na certificação Rainforest Alliance, a acção formativa, uma organização da empresa AgriHeroes apoiada pelo INCA, arrancou nesta Segunda-feira, 28, no município da Gabela (Cuanza-Sul).
Economia Negócios

Cerca de 32 pessoas [entre gestores de fazendas agrícolas e técnicos do sector do café] em Angola começaram a frequentar nesta Segunda-feira, 28 de Outubro, o curso sobre “Padrões de Agricultura Sustentável”, na Estação Experimental do Amboim, província do Cuanza-Sul, indica uma nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.

A acção formativa, organizada pela empresa AgriHeroes com o apoio do Instituto Nacional do Café de Angola (INCA), decorre até Quinta-feira, 31 de Outubro, e visa preparar gestores de fazendas para a certificação Rainforest Alliance, uma das mais reconhecidas internacionalmente no campo da sustentabilidade.

“A certificação é exigida globalmente por empresas e consumidores que preferem produtos cultivados com respeito ao ambiente e às comunidades locais, promovendo uma cadeia de produção mais responsável”, explica a organização no documento.

O curso aborda práticas de produção que respeitam a biodiversidade, promovem o uso responsável dos recursos naturais e garantem condições de trabalho justas. Além de apoiar a preservação ambiental, lê-se na nota, o programa fortalece o compromisso com os padrões sociais e económicos que impactam positivamente as comunidades agrícolas.

“Com as novas exigencias europeias, quem não tiver certificacão não consegue exportar para estes mercados [europeus].”

Teresa Freitas, co-fundadora da AgriHeroes

A AgriHeroes considera que a implementação de práticas sustentáveis na agricultura é um “passo fundamental” para a competitividade internacional das fazendas de café. Segundo os organizadores, a adesão à certificação Rainforest Alliance coloca a fileira agrícola numa posição de destaque no mercado global, abrindo novas oportunidades de exportação, ao mesmo tempo que consolida a reputação de qualidade e responsabilidade ambiental dos produtos.

A formação está a ser ministrada pela directora para Africa da Rainforest Alliance, Marla Naidoo, analista experiente “com um histórico comprovado de trabalho na indústria de comércio internacional e desenvolvimento”.

Citada no documento, Teresa Margarida Freitas, co-fundadora da AgriHeroes, realçou que o referido curso “representa um marco importante para o sector agrícola e para a transição, rumo a práticas de produção mais sustentáveis”.

Entretanto, falando à FORBES, Teresa Freitas reforçou dizendo tratar-se de um curso intensivo, onde são abordados os objectivos da norma que visa essencialmente promover uma agricultura mais sustentável e ética, equilibrando o respeito pela natureza com foco numa economia mais justa e responsável.

“Com as novas exigencias europeias, quem não tiver certificacão não consegue exportar para estes mercados [europeus]”, asseverou a co-fundadora da AgriHeroes.

Teresa garante que para esta formação conseguiram ter a presença dos principais produtores agrícolas, com destaque para a Agrolider, Carrinho Agri, Mafcom, Botera, entre outros, alguns destes já com planos de certificação.

Mais Artigos