Access Bank lança “Power of 100 Africa” para mulheres

O Access Bank anunciou o lançamento da iniciativa The Power of 100 Africa , com o objectivo de homenagear mulheres que estão a investir em mudanças em diversos sectores no continente. A acção expande-se para além da Nigéria, alicerçada no sucesso do livro Power of 100 de 2015, que celebrou mulheres nigerianas influentes. Chizoma Okoli,…
ebenhack/AP
Iniciatica, que abrange 16 países, visa homenagear mulheres que impulsionam mudanças em África, bem como celebrar e apoiar líderes femininas.
Líderes

O Access Bank anunciou o lançamento da iniciativa The Power of 100 Africa , com o objectivo de homenagear mulheres que estão a investir em mudanças em diversos sectores no continente. A acção expande-se para além da Nigéria, alicerçada no sucesso do livro Power of 100 de 2015, que celebrou mulheres nigerianas influentes.

Chizoma Okoli, directora-geral adjunta do Access Bank, afirmou que a edição deste ano visa distinguir “mulheres com impacto significativo” em toda a África, celebrando não só as suas conquistas, mas também apelando à acção.

A iniciativa será uma plataforma para destacar mulheres de áreas como negócios, cuidados de saúde, tecnologia, educação e outras, que estão a transformar as suas comunidades e países.

“Estão abertas as nomeações para identificar essas mulheres exclusivas. Queremos considerar as pioneiras, criadoras de mudanças e heroínas desconhecidas”, afirmou Okoli, citada numa nota de imprensa enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.

As homenageadas terão acesso a eventos exclusivos, oportunidades de networking e recursos através da comunidade W do Access Bank, além de participarem em programas de mentoria, tanto como mentoradas como mentoras, para fortalecer as suas competências de liderança.

O projecto será implementado em 16 países africanos onde o Access Bank está presente, incluindo Gâmbia, Serra Leoa, Zâmbia, Camarões, Gana, Ruanda, República Democrática do Congo, Guiné, Moçambique, África do Sul, Quénia, Botsuana, Nigéria, Tanzânia, Uganda e Angola.

De acordo com o documento, a iniciativa terá um painel de jurados diversificado, composto por especialistas do sector e figuras respeitadas, “para garantir a transparência na avaliação das nomeadas”.

Na nota, Osayi Alile, directora-geral da Fundação ACT, destacou a importância de envolver as comunidades locais no processo, garantindo que o apoio e o reconhecimento tenham um impacto real.

Já Abiodun Olubitan, director do Grupo W Initiative & Emerging Business do Access Bank, também referenciado no documento, afirmou que o Power of 100 Africa “está totalmente alinhado com o compromisso do banco em capacitar as mulheres, promover a igualdade de género e mudanças sociais positivas”.

Com esta iniciativa, o Access Bank diz pretender inspirar as gerações futuras, partilhando as histórias de mulheres africanas que estão a deixar um legado duradouro, ao mesmo tempo que quer fomenta o crescimento económico e o desenvolvimento da liderança feminina em toda a África.

Segundo o Access Bank, as candidaturas pode ser feira acedendo ao link https://powerof100.thewcommunity.com/

Mais Artigos