Moçambique supera metas de eletrificação em 2024

Moçambique alcançou no terceiro trimestre de 2024 a meta de 200 mil novas ligações domiciliárias à rede eléctrica nacional e deu início à construção dos primeiros 40 quilómetros da linha de alta tensão que ligará o norte ao sul do país. Segundo o relatório de execução orçamental do sector de Energia, no período entre Julho…
ebenhack/AP
No terceiro trimestre de 2024, Moçambique avançou na expansão elétrica, com mais de 200 mil casas ligadas à rede e a conclusão inicial da linha de alta tensão norte-sul.
Negócios

Moçambique alcançou no terceiro trimestre de 2024 a meta de 200 mil novas ligações domiciliárias à rede eléctrica nacional e deu início à construção dos primeiros 40 quilómetros da linha de alta tensão que ligará o norte ao sul do país.

Segundo o relatório de execução orçamental do sector de Energia, no período entre Julho e Setembro, foram realizadas 202.213 novas ligações domiciliárias, o que corresponde a 101% da meta estabelecida para esses três meses.

Além disso, foi concluída a primeira fase de construção de uma linha de transmissão de alta tensão de 400 KW, considerada uma infraestrutura essencial para integrar o sistema elétrico nacional. A “espinha dorsal” do sistema de transporte de eletricidade inclui os troços Temane-Maputo e Chimuara-Alto Molócue, com a meta de conclusão da linha a ser atingida em 100%. O relatório assinala que “a linha de transmissão está concluída e em curso o comissionamento para ligação”.

Objectivos de eletrificação nacional

De acordo com a Lusa, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, destacou, a 2 de Maio, a importância do programa “Energia para Todos” , sublinhando o compromisso de eletrificar todas as sedes de postos administrativos até dezembro e garantir que 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à eletricidade pela primeira vez.

“Permitiremos que todas as sedes de postos administrativos sejam eletrificadas até finais de 2024, após termos eletrificados, no século passado, todas as sedes distritais do país”, afirmou o chefe de Estado.

O Presidente reiterou ainda o objectivo de atingir uma taxa de cobertura elétrica de 64%, refletindo os esforços do governo na promoção do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população moçambicana.

Este progresso reflete o compromisso de Moçambique em expandir o acesso à energia como um motor de crescimento e inclusão social, com projetos de infraestruturas estratégicas que colocam o país num rumo de desenvolvimento contínuo.

Mais Artigos