A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou esta semana que exportou, de Janeiro a Setembro de 2024, 709.070 litros de vinho para território angolano, o que a preços de saída de Portugal, representou um total de 2,5 milhões de euros, correspondentes a 2,5 mil milhões de kwanzas (pouco mais de 2,6 milhões de euros).
Neste sentido, de acordo com uma nota, Angola é actualmente o 6.º maior mercado de destino dos vinhos do Alentejo. Ao longo do ano de 2024, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana refere que investiu e dinamizou em Angola um programa de formações e jantares vínicos, que impactou mais de 80 profissionais, com o objectivo de fortalecer a proximidade ao mercado angolano.
Segundo o presidente da direcção da CVRA, Francisco Mateus, este é um ano que marca o regresso das acções dos vinhos do Alentejo a Angola, tendo em vista o reforço do investimento e proximidade com os distribuidores e consumidores angolanos, bem como o potenciar de parcerias e oportunidades de negócio benéficas e sólidas.

“Entre os meses de Maio e Novembro, foram promovidas duas acções de formação e três jantares vínicos, em que os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer as características de alguns dos melhores e mais emblemáticos vinhos alentejanos, oriundos da segunda maior região vitivinícola de Portugal”, acrescentou Francisco Mateus.
O responsável sublinhou que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana perspectiva terminar o ano com uma exportação total de cerca de um milhão de litros de vinho para Angola.
“Este é um mercado em que pretendemos fortalecer os laços e a distribuição do nosso vinho, pelo que no próximo vamos continuar este trabalho de aproximação e forte presença no país”, referiu Francisco Mateus.
Localizada no Sul de Portugal, a região do Alentejo conta com 31.605 km2, representando cerca de 29% do território português. Delimitado a Este por Espanha e a Oeste pelo Oceano Atlântico, o Alentejo tem ainda uma linha costeira de mais de 150 km, conhecida como Costa Vicentina.