EUA e Angola estreitam cooperação em democracia e paz

A senadora democrata Lisa Blunt Rochester, em visita a Assembleia nacional, destacou o interesse estratégico norte-americano em reforçar as relações de cooperação com o Parlamento angolano. Durante uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a senadora destacou a relevância de áreas como democracia, direitos humanos e segurança nacional para esta parceria emergente.…
ebenhack/AP
A senadora Lisa Blunt Rochester reforçou, em Luanda, o interesse do Congresso dos EUA em cooperar com o Parlamento angolano nos domínios da democracia, dos direitos humanos e da segurança.
Líderes

A senadora democrata Lisa Blunt Rochester, em visita a Assembleia nacional, destacou o interesse estratégico norte-americano em reforçar as relações de cooperação com o Parlamento angolano. Durante uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a senadora destacou a relevância de áreas como democracia, direitos humanos e segurança nacional para esta parceria emergente.

Blunt Rochester referiu que o Congresso dos EUA está empenhado em fortalecer os laços institucionais, independentemente das mudanças políticas nos Estados Unidos decorrentes das recentes eleições presidenciais. “Os dois parlamentos estão a dar os primeiros passos para uma nova fase de cooperação”, afirmou.

A senadora sublinhou ainda o apoio demonstrado pelos jovens angolanos residentes nos EUA, que têm defendido a ampliação destas relações, particularmente em encontros recentes com legisladores democratas.

Diálogo em prol da boa governança

Carolina Cerqueira reiterou o compromisso do Parlamento angolano em trabalhar em parceria com o Senado norte-americano, com enfoque especial na promoção dos direitos humanos e na consolidação democrática. Um líder parlamentar destacou o papel da Assembleia Nacional como promotora da paz, da dignidade humana e da boa governação, representando diversas forças políticas do país.

O encontro representa um avanço significativo no fortalecimento das relações institucionais entre os dois países, com potencial para promover valores democráticos e estabilidade regional.

Mais Artigos