Cabo Verde manteve desempenho favorável dos preços das exportações em Novembro

Os preços dos produtos exportados por Cabo Verde, em Novembro, foram 24,7% mais elevados que há um ano, superando a variação homóloga de 2,3% do lado da importação, mantendo-se a tendência de preços médios mais favoráveis. Os dados foram divulgados no boletim do Índice de Preços do Comércio Externo, que mostra a evolução dos preços…
ebenhack/AP
Os preços dos produtos exportados por Cabo Verde, em Novembro, foram 24,7% mais elevados que há um ano, segundo o boletim do Índice de Preços do Comércio Externo.
Economia Negócios

Os preços dos produtos exportados por Cabo Verde, em Novembro, foram 24,7% mais elevados que há um ano, superando a variação homóloga de 2,3% do lado da importação, mantendo-se a tendência de preços médios mais favoráveis.

Os dados foram divulgados no boletim do Índice de Preços do Comércio Externo, que mostra a evolução dos preços das operações de importação e exportação de mercadorias em Cabo Verde.

O país verifica uma tendência de preços de exportação mais favoráveis sobretudo desde agosto, sendo as conservas de peixe o principal produto do cabaz.

Em Novembro, o Índice de Termos de Troca (relação entre os preços das exportações e os preços das importações) melhorou e fixou-se em 105,2 pontos, sinalizando (ao estar acima de 100 pontos) a vantagem para Cabo Verde nos preços médios das mercadorias exportadas face às importadas.

O peixe enlatado e congelado, diz a Lusa, representa mais de dois terços das exportações de mercadorias de Cabo Verde, sendo dirigidos sobretudo à União Europeia (UE), tendo Espanha como o principal comprador. 

Mais Artigos