Africell investe 300 milhões USD em Angola na 1ª fase do projecto

A empresa de telecomunicações Africell investiu perto de 300 milhões de dólares em Angola desde o início das suas operações, em Abril de 2022, segundo revelou há dias, em Luanda, Ziad Dalloul, director- executivo do grupo internacional. De acordo com Ziad Dalloul, que falava à imprensa na cerimónia de arranque da comemoração do 25º aniversário…
ebenhack/AP
Segundo Ziad Dalloul, director-executivo do grupo, o investimento serviu para a implementação de 800 sites e antenas para garantir que 17 mil de angolanos tenham acesso a telecomunicações rápidas.
Economia Negócios

A empresa de telecomunicações Africell investiu perto de 300 milhões de dólares em Angola desde o início das suas operações, em Abril de 2022, segundo revelou há dias, em Luanda, Ziad Dalloul, director- executivo do grupo internacional.

De acordo com Ziad Dalloul, que falava à imprensa na cerimónia de arranque da comemoração do 25º aniversário da presença do grupo em África, o investimento foi aplicado na implementação de 800 sites e antenas para garantir que 17 mil de angolanos tenham acesso a telecomunicações rápidas.

“A nossa expansão continua com investimentos estratégicos em infra-estrutura e tecnologia que permitirão alcançar comunidades em mais duas províncias [Hambo e Malanje] até ao final deste ano”, indicou o norte-americano que fundou a empresa, em 2001. Actualmente, a empresa já actua em quatro províncias do país, nomeadamente Benguela, Cuanza-Norte, Luanda e Huíla.

O gestor garantiu que a Africell têm também em carteira o investimento de preços justos, serviços de transparências e tecnologia de ponta para aumentar a concorrência e melhorar a qualidade dos serviços, oferecendo mais opções para os consumidores e contribuir para um maior nível de inclusão digital.

“E daí fazer parte da transformação digital que está em curso em África, participando de projectos como o Corredor do Lobito, que visa fortalecer o comércio, a conectividade e a integração económica entre Angola, Zâmbia e a República Democrática do Congo (RDC)”, acrescentou Dalloul.

“Angola representa o futuro do negócio da empresa em África”

Jorge Vasquez, PCA da Africell Angola.

Por sua vez, Jorge Vasquez, presidente do Conselho de Administração da empresa em Angola, deu a conhecer que, até ao momento, a Africell criou mais de 5 mil postos de trabalhos directos e indirectos no país.

“Embora Angola seja a nossa operação mais recente, já está a servir de exemplo para todo grupo, quer seja na construção de uma rede 5G, na oferta de serviços inovadores de mobile money ou de desenvolvimento de uma equipa de elite de colaboradores locais”, referiu.

Vasquez afirmou que Angola representa o futuro do negócio da empresa em África. “A Africell é uma empresa orgulhosamente angolana e americana, estamos entusiasmados em testemunhar Angola e os Estados Unidos aproximarem-se mais do que nunca. Acredito que a empresa reflete os melhores valores dos dois países”, enfatizou.

Com sede em Londres, Reino Unido, o grupo conta com aproximadamente 10 000 funcionários directos e terceirizados e, actualmente, opera em quatro países, designadamente Gâmbia, Serra Leoa, República Democrática do Congo e Angola.

Mais Artigos