A 6.ª edição do concurso fotográfico da Associação de Comunicação em Língua Portuguesa (Somos – ACLP) pretende explorar, através da fotografia, a diversidade cultural e religiosa dos países e regiões da Lusofonia, avançou, esta semana, Marta Pereira, presidente da entidade.
O concurso, que decorre até 10 de Março, tem como tema “O Homem e o Divino” e pretende promover o diálogo coexistente entre religiões ou crenças tradicionais locais.
De acordo com a responsável, citada pela Lusa, a Somos-ACLP quer contribuir para uma maior compreensão das diferentes ideologias e credos entre as regiões onde se fala português. “A questão da compreensão está intimamente relacionada com o desconhecimento que persiste entre as diversas ideologias e credos”, defendeu.
Maria Pereira referiu ainda que “as imagens devem capturar a essência da devoção, da contemplação e da profunda conexão entre a humanidade e o divino”, sendo “fundamental” que “os trabalhos permitam uma contextualização histórica, refletindo as diversas influências culturais e religiosas que moldam as experiências espirituais nas diferentes regiões”.
Marta Pereira lembrou que em Macau a religião mais praticada é o budismo, frequentemente associado a elementos de outras crenças e filosofias tradicionais chinesas, como o confucionismo e o taoismo. “Também há uma forte presença do cristianismo, trazido para Macau por missionários católicos e protestantes”, rebuscou.