Hoje, 5 de Maio, assinala-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, um reconhecimento global de uma língua que é falada em nove países, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A data foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.
Em alusão ao terceiro ano da proclamação da data, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, felicita a comunidade lusófona pela iniciativa de celebrar a data e defende que a riqueza de uma língua se mede pela diversidade e pela inclusão das suas vozes.
“Nas Nações Unidas, como em outras Organizações Internacionais, a língua portuguesa é uma via privilegiada para chegar a vastos extratos populacionais espalhados por todos os continentes. O sucesso do serviço em língua portuguesa da ONU News é disso um bom exemplo. Celebramos este dia mundial num contexto de desafios complexos”, considera.
Para o líder, as línguas têm um papel insubstituível, enquanto um traço entre povos, onde a diversidade e a multipolaridade ganham raízes. Por isso, acrescenta, o papel da língua portuguesa e de todas as línguas na mobilização e disseminação de todo o conhecimento e da informação credível, será particularmente importante no presente e no futuro.
“Esta data é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes”, reforça Guterres.
Por sua vez, o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, considera que a língua portuguesa não é só património de Portugal, mas um pouco do mundo inteiro, pela sua presença além-fronteiras, com uma dimensão escrita e falada que se tem adaptado e incorporado em várias culturas. Telles considera diz que o 5 de Maio é uma data “muito importante” para a CPLP, pois o português é um dos grandes elos que une os países da comunidade.
“O lema do secretariado executivo da CPLP para as comemorações oficiais da data é a promoção e difusão da língua portuguesa, estratégias globais e políticas nacionais. Entretanto, o Português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar”, refere o responsável.
A língua portuguesa, com mais de 260 milhões de falantes espalhados em todos os continentes, é hoje a 5ª mais difundida e falada no planeta, a primeira do Hemisfério Sul e o terceiro idioma europeu mais utilizado a nível global. É também uma das línguas mais usadas na internet e nas redes sociais, que poderá chegar a 500 milhões de falantes até ao final deste século, de acordo com as estimativas das Nações Unidas.
Várias actividades marcam celebração da data
No ano em que a CPLP comemora o seu 25º aniversário a 17 de Julho próximo, estão a ser realizados, em alusão ao Dia Mundial da língua portuguesa, diversas actividades um pouco por todo o mundo, em que se destacam ciclos de debates, lançamentos de obras literárias, eventos académicos, exposições e projecções de filmes.
Na Cimeira de Negócios da CPLP que decorre em Malabo, Guiné Equatorial, entre os dias 5 e 7 de Maio, a data também será destacada e comemorada pelo seu sentido unificador.
A Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, em parceria com a UCCLA e o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, promovem a Cimeira Femina 2021, sob o lema “A Língua Portuguesa é Património da Humanidade”, desde o dia 3, com término agendado para 7 de Maio. O evento, que decorre pela plataforma Zoom, enquadra-se também nas comemorações do 725º aniversário da adoção do Português como Língua Oficial de Portugal.
De igual modo, até 7 de Maio, o Museu da Língua Portuguesa realiza uma série de actividades, em que se incluem lives, exibição de vídeos e visitação especial pré-reabertura.
A Euronews, o canal de notícias mais visto na Europa, não ficou de fora e celebra o dia com uma emissão especial na TV e uma página dedicada em pt.euronews.com, onde serão divulgados múltiplos conteúdos. O “objectivo é colocar em evidência a diversidade da língua e da cultura lusófona”, refere a estação televisiva de informação multilingue.
Já a secretária-geral Ibero-Americana (SEGIB) organiza a Semana de Divulgação Cultural dos Países de Língua Portuguesa, de 4 a 6 deste mês.
Com este evento online, a SEGIB pretende promover a cultura dos países de língua portuguesa como componente essencial do espaço ibero-americano; aproximar a Conferência Ibero-Americana e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, reconhecendo o português como ponto de interconexão; contribuir para a projeção internacional do português na região ibero-americana e fortalecer o conhecimento e valorização da diversidade cultural.
Neste dia, para além do painel de debates, está prevista ainda a realização de uma sessão solene com as intervenções do secretário executivo da CPLP, do embaixador Eurico Monteiro, em representação da presidência cabo-verdiana em exercício da CPLP, a entrega do Prémio Fernão Mendes Pinto e do Prémio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), seguido de um momento musical, protagonizado pelo cantor angolano Paulo Flores.