O indicador de confiança nos consumidores cabo-verdianos manteve a tendência ascendente e aumentou no segundo trimestre deste ano, o que acontece há quatro trimestres consecutivos, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
De acordo com o indicador de confiança no consumidor, o segundo trimestre de 2021 manteve a tendência de aumento de confiança das famílias cabo-verdianas, depois dos períodos mais críticos da pandemia da covid-19.
“Nota-se ainda que o indicador evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo. Este resultado justifica-se basicamente pela apreciação positiva das famílias sobre a sua situação económica actual e a evolução do desemprego no país para os próximos 12 meses, relativamente ao trimestre homólogo”, explica o INE.
Num inquérito às famílias sobre a situação presente e passada, os resultados mostram que tanto a situação económica das famílias como a situação económica do país evoluíram positivamente relativamente ao trimestre homólogo. “Na opinião dos inquiridos, os preços de bens e serviços aumentaram e o desemprego no país diminuiu ligeiramente relativamente ao mesmo período do ano 2020”, remata INE.
Quanto à poupança, no segundo trimestre a maior parte dos inquiridos (83,8%) considerou que a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro, mas houve uma redução relativamente ao período homólogo, que era de 93,2%.