Portugal vai apoiar a formação de 630 profissionais de saúde angolanos, em diversas áreas, segundo um protocolo assinado esta semana em Lisboa pelas ministras da Saúde dos dois países.
Segundo o Ministério da Saúde de Angola, o protocolo destina-se à formação de 630 profissionais de saúde angolanos, abrangendo 200 médicos, 200 enfermeiros, 200 técnicos de diagnóstico e terapêutica e 30 técnicos de apoio hospitalar.
“A cooperação com Angola é uma prioridade para o Governo português”, destacou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, citada numa nota do ministério angolano, acrescentando que “há muito para aprender” sobre aquilo que é a organização da prestação dos cuidados de saúde, os modelos de gestão e a sua avaliação.
Por outro lado, a ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta, sublinhou que “a concretização deste projecto é um importante contributo para o fortalecimento do Sistema de Saúde de Angola, pois permitirá a capacitação e especialização técnica de profissionais de diferentes áreas do sector”.
Sílvia Lutucuta, citada pela Lusa, convidou a sua homóloga portuguesa a visitar Angola “o mais rapidamente possível”, tendo ficado acordado que a deslocação se realizará antes do próximo mês de Maio.





