Empresários dos Países Baixos admitiram nesta Segunda-feira, na Beira, centro de Moçambique, o interesse em investir localmente, através de sinergias com empresários moçambicanos em áreas como agricultura e avicultura, durante uma visita à província de Sofala.
ʺEste encontro apresentou aos dois lados do empresariado as oportunidades que Moçambique tem no sector da agricultura. Estamos com mais de 20 empresários neerlandeses, que são especialistas nas diversificadas áreas de agricultura e processamento, avicultura, entre outros”, explicou aos jornalistas, na Beira, a embaixadora dos Países Baixos em Maputo, Elsbeth Akkerman.
Esta missão empresarial neerlandesa, com mais de duas dezenas de empresários e que incluiu um fórum de negócios, reuniu-se com o empresariado local e admite estudar oportunidades de investimento naqueles setores, através da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze.
Segundo Elsbeth Akkerman, os empresários e as autoridades moçambicanas vão agora identificar as áreas de colaboração, com foco no agronegócio, face às potencialidades de Moçambique, como água e a quantidade de terras aráveis, que permitem desde logo a agricultura em grande escala.
ʺEles estão aqui para encontrar seus colegas moçambicanos, com ambição de trabalhar em conjunto para um desenvolvimento sustentável”, frisou a diplomata, citado pela Lusa.
O governador da província de Sofala, Lourenço Bulha, garantiu o interesse das autoridades locais em captar investimento estrangeiro para o setor: “Assumimos o compromisso de criar todo o tipo de facilidades para garantir a eficiência e eficácia deste desiderato, reafirmando a concessão de incentivos”.