O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, nomeou Matilde Maltez de Almeida para o cargo de vice-presidente do Tribunal Supremo, anunciou a Presidência em comunicado.
Matilde Maltez de Almeida, nomeada após deliberação do Conselho Superior da Magistratura Judicial, era desde 2012 juíza Conselheira do Tribunal Supremo.
A juíza também exercia a função de presidente do Conselho Administrativo do Cofre dos Tribunais.
Em 15 de Janeiro, após tomar posse como o quinto Presidente moçambicano, Chapo prometeu lançar uma ampla reforma do Estado para reduzir o número de ministérios, criar novas entidades, fomentar a digitalização dos serviços públicos e combater a corrupção.
A eliminação da figura do vice-ministro e a reformulação dos cargos dos secretários de Estado e dos secretários permanentes, além da revisão do papel dos secretários de Estado nas províncias foram outras das promessas do novo chefe de Estado, que disse igualmente ir rever as regalias dos dirigentes públicos e o programa de privatizações do Estado.
“Estas mudanças incluem congelar a aquisição de viaturas protocolares para o Estado, para podermos adquirir ambulâncias e outras viaturas para servir o povo, e são medidas concretas que mostram que o Governo está disposto a apertar o cinto e liderar pelo exemplo”, salientou, na altura, Daniel Chapo, citado pela Lusa.