A cabine de pilotagem digital actualmente, diminuem muito o papel do piloto, mas elevam a um nível de gerenciamento de decisão mais informada e estratégica, disse esta Sexta-feira, 23, em Luanda, o capitão do Boeing 777 da Linhas Aéreas de Angola (TAAG), Sérgio Santos.
“O piloto hoje em dia é um gestor de sistemas que faz a simbiose que é o ponto vocal dos sistemas electrónicos. Com isto, o piloto influencia muito a aviação, hoje e futuramente e, cada vez mais, vai ter um contacto muito importante na aviação. No entanto, as decisões críticas na aviação tem a ver com a parte humana”, assegurou Sérgio Santos.
Segundo o piloto Sérgio Santos que participou do painel sobre a Evolução da Aviação: Como os Pilotos Estão a Lidar com as Novas Tecnologias e Automatização, na 1.ª Conferência Nacional de Profissionais da Aviação Civil (CPAC), a cabine de pilotagem digital fornece aos pilotos informações em tempo real sobre o voo, incluindo altitude, velocidade, direcção e dados de navegação.
Entretanto, o comandante assegurou que mesmo com tanta tecnologia no sector de aviação, ainda vai durar muito tempo para que a Inteligência Artificial (AI) substitua o piloto.
A inteligência artificial, segundo realçou ainda não consegue determinar efectivamente o que está a passar dentro da aeronáutica.
“Só o ser humano consegue determinar actualmente estes problemas aeronáuticos. Por tanto, a inteligência artificial depende de dados que são inseridos pelo homem”, afirmou o piloto.
Por sua vez, o comandante do Boeing 777-787 da TAAG, Miguel Prata, informou que a automação vem melhorar e aumentar a segurança nos voos.
“O objectivo da automação é sempre aumentar a segurança do voo. Contudo, há necessidade constante da actualização dos profissionais de aviação porque esta automação não ajuda apenas os pilotos, mas também os técnicos de manutenção na resolução dos problemas”, explicou Miguel Prata.
Actualmente, enfatizou, os aviões mais modernos transmitem em tempo real tudo o que se está a passar, seja os parâmetros ou qualquer informação de algum problema com o avião.
Por outro lado, assegurou que há ansiedade de adaptarem-se às mudanças tecnológicas porque, às vezes, na mudança, há uma certa resistência.
Uma cabine de pilotagem digital inclui sistema de assistência ao piloto, como alerta de aproximação, que alertam situações de risco, simplifica o treinamento, melhora a visibilidade e reduz a quantidade de controles analógicos.