O Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, inicia esta Segunda-feira, 26, a primeira visita de Estado de um chefe de Estado do Senegal à Guiné-Bissau, que o vai condecorar com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção do país.
Diomaye Faye, de 45 anos, já esteve na Guiné-Bissau, numa visita de algumas horas, no dia 30 de abril, poucos dias após ser investido no cargo como o quinto Presidente eleito do Senegal.
Esta visita de Estado decorrerá entre hoje e Terça-feira.
O Presidente da Guiné-Bissau anunciou, na Quinta-feira, que vai condecorar Faye com a medalha Amílcar Cabral, um acto que deverá acontecer pelas 12:30 de hoje, no salão nobre do palácio da presidência guineense, em Bissau.
Antes, Sissoco Embaló terá um encontro restrito com o homólogo senegalês no seu gabinete no palácio presidencial, que será seguido de uma reunião alargada das delegações dos dois países, desta feita no salão General Umaro Sissoco Embaló, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
No período da tarde, Diomaye Faye, acompanhado de Sissoco Embaló, fará a deposição de coroas de flores no mausoléu dos heróis nacionais guineenses, nomeadamente Amílcar Cabral, “pai” da independência do país, e João Bernardo ‘Nino’ Vieira, primeiro Presidente eleito democraticamente da Guiné-Bissau.
Na Terça-feira, antes de regressar ao Senegal, diz a Lusa, Diomaye Faye realiza uma visita à zona industrial de Brá, nos arredores de Bissau, onde vai conhecer uma fábrica de transformação da castanha de caju de um grupo espanhol.