O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) de Angola foi reconhecido nesta Segunda-feira, 26, pela Associação Africana de Instituições de Financiamento do Desenvolvimento (AAIDF), devido a sua importância no ecossistema financeiro angolano e pelo seu impacto na promoção do acesso ao crédito às micro, pequenas e medias empresas, operadores económicos que dinamizam a economia real e aceleram o desenvolvimento.
Esse reconhecimento, segundo uma nota, foi confirmado com a entrega de um certificado de integração do FGC como membro efectivo da associação.
O Fundo de Garantia de Crédito passa a ser a terceira instituição financeira angolana a ingressar, depois do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), e do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
Na manhã desta Segunda-feira, o presidente do conselho de administração do FGG, Luzayadio Simba, e o administrador executivo, Eduardo Mohamed, participaram do Workshop do 50º Aniversário, organizado em parceria com o BAD, um evento que serviu para fazer uma reflexão sobre os avanços da AAIDF nas últimas cinco décadas e a projectar o futuro da associação na promoção do financiamento e integração do desenvolvimento no continente.
Sob o lema “AAIDF 50 anos – Unindo forças para um futuro mais sustentável e verde para o desenvolvimento das Instituições Financeiras Africanas”, a associação fortifica a sua agenda estratégica que visa dar robustez ao sector financeiro africano.
Na parte da tarde, aconteceu o momento mais alto da participação do FGC nestas celebrações, pois durante a sua Assembleia Geral a AAIDF reconheceu o desempenho do Fundo de Garantia de Crédito de Angola, pelo seu portfólio de projectos garantidos e transparência da gestão das garantias públicas.
As comemorações dos 50 anos da AAIDF iniciaram no domingo, em Abidjan com a reunião do seu Conselho de Administração, um fórum essencial que avalia os objectivos estratégicos da associação, discute o estado actual dos membros e alinha o documento de trabalho para a Assembleia Geral.