A empreendedora infantil e embaixadora cultural da herança afro-portuguesa, Lauryn Rose Cabral Teixeira, foi reconhecida entre as 100 Crianças Prodígio no Global Child Prodigy Awards 2025, realizado pela primeira vez na história na Câmara dos Comuns, Parlamento Britânico.
Defensora apaixonada da diversidade e da inclusão, Lauryn publicou seu aclamado livro infantil “Lauryn, That’s Me” em quatro idiomas, promovendo a representação positiva e a consciência multicultural na literatura infantil.
A autora Lauryn apoia activamente projectos comunitários, doa livros para crianças carentes e usa sua plataforma como palestrante para defender a educação multilíngue e a preservação da herança africana por meio de iniciativas criativas.
O Prémio Global Criança Prodígio de 2025 representou um marco histórico, homenageando 100 crianças excepcionais com menos de 15 anos por suas conquistas em um amplo espectro de áreas, incluindo ciência, inovação, artes, música, esportes, empreendedorismo, literatura e impacto social.
O membro do Parlamento por Orpington, Gareth Bacon, expressou sua admiração pelos jovens homenageados.
“É um momento de imenso orgulho receber essas crianças extraordinárias no coração da democracia britânica. Suas conquistas são um reflexo poderoso do que é possível quando jovens talentos são reconhecidos e nutridos. Elas inspiram esperança para o futuro e nos desafiam a lutar por algo melhor”, disse.
A dedicação de Lauryn em usar a literatura como veículo para conscientização cultural e mudança social, segundo uma nota, personifica perfeitamente o espírito do Prémio Global Criança Prodígio, que destaca jovens agentes de mudança cuja criatividade e visão já estão moldando um mundo melhor.
Apresentado pelo Charles Group e promovido pelo Hindustan Group of Institutions, o Global Child Prodigy Awards 2025 destacou a importância de empoderar jovens como Lauryn para que compartilhem suas histórias e liderem com propósito.
Ambas as organizações desempenharam um papel fundamental na promoção da inovação liderada por jovens, da educação inclusiva e da responsabilidade social em todo o mundo.
Por sua vez, presidente e director-geral do Charles Group, Jose Charles Martin, prodígios inspiram a todos.
“É incrível testemunhar a criatividade, a compaixão e a inovação dessas mentes jovens. Apoiar esta plataforma é um privilégio e uma responsabilidade, porque quando investimos em crianças, investimos no futuro mais brilhante da humanidade”, referiu.
Os prémios de 2025 foram apoiados pelo Charles Group como Patrocinador Principal, pelo Hindustan Group of Institutions como Patrocinador Desenvolvido, pela Supertal como Patrocinador Ouro e pela Pasham Photography como Parceira de Fotografia.
Já o presidente do grupo Hindustan de Instituições, Anand Jacob Verghese, desejou muito sucesso a todas as crianças prodígio e à GCPA por reconhecer e organizar um evento maravilhoso com personalidades tão eminentes como o prémio Nobel George F. Smoot, e o membro do Parlamento Gareth Bacon (Câmara dos Comuns).
“O grupo Hindustan de Instituições, com seis décadas de legado, tem estado na vanguarda da educação, criando um ecossistema que acelera as oportunidades globais. Estamos felizes em fazer parte dos prêmios GCP, reconhecendo os líderes do amanhã”, sublinhou.
Por outro lado, um destaque da noite foi o lançamento oficial do Livro Criança Prodígio Global 2025, que narra as jornadas e os sonhos inspiradores dos 100 homenageados, incluindo Lauryn.
O livro será distribuído para escolas, bibliotecas e redes em todo o mundo, com o objectivo de motivar e empoderar jovens leitores.
O evento também contou com o lançamento do Projeto Água, uma iniciativa ambiental da também homenageada Miss Threlakshaa, com o objectivo de conscientizar o mundo sobre a conservação da água, uma prova do senso colectivo de propósito e compaixão compartilhado pelos prodígios.