Empresários moçambicanos temem ficar fora da retoma da TotalEnergies em Cabo Delgado

Os empresários de Cabo Delgado receiam que as limitações de segurança contra ataques travem o fornecimento de serviços locais ao megaprojeto de gás natural da TotalEnergies, mas o governador da província moçambicana afirma não haver motivo para preocupações. “O fornecimento vai ser via aérea e via marítima. Se é via aérea, o setor privado local,…
ebenhack/AP
Em causa está a previsão, avançada pela TotalEnergies, líder do consórcio da Área 1. de retoma a partir de Agosto do megaprojeto de produção e exportação de Gás Natural Liquefeito (GNL), de 20 mil milhões de dólares, em Afungi.
Economia

Os empresários de Cabo Delgado receiam que as limitações de segurança contra ataques travem o fornecimento de serviços locais ao megaprojeto de gás natural da TotalEnergies, mas o governador da província moçambicana afirma não haver motivo para preocupações.

“O fornecimento vai ser via aérea e via marítima. Se é via aérea, o setor privado local, em particular da província de Cabo Delgado, está em condições de transportar as suas mercadorias via aérea, via marítima?”, questionou, em declarações à Lusa, Mamudo Irache, presidente do conselho empresarial daquela província do Norte.

“Temos medo de ficar fora do projeto”, diz, apontando que as atividades envolvendo o pessoal da TotalEnergies fora do complexo é que “deixavam dinheiro para os empresários locais”.

Em causa está a previsão, avançada pela TotalEnergies, líder do consórcio da Área 1, de retoma a partir de Agosto do megaprojeto de produção e exportação de Gás Natural Liquefeito (GNL), de 20 mil milhões de dólares, em Afungi, suspenso desde 2021 devido aos ataques de extremistas islâmicos.

Contudo, os empresários locais dizem ter sido informados que o fornecimento de bens e serviços ao complexo será feito apenas por via aérea e marítima, e não terrestre, por questões de segurança.

Tem um empresário que está em Moeda, tem um empresário que está em Macomia, tem um empresário que está em Chiúri [distritos do interior de Cabo Delgado], que não tem acesso ao mar. Como é que vai fazer?”, questiona Irache.

O governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, citado pela Lusa, assumiu a expectativa com o eminente regresso da TotalEnergies, mas também que não acredita na possibilidade de os empresários locais ficarem de fora.

Mais Artigos