Angola e Moçambique trocam experiências na área da gestão administrativa e financeira parlamentar

A Assembleia Nacional de Angola recebeu, esta manhã, 11, uma delegação de funcionários parlamentares da Assembleia da República de Moçambique, liderada por Larenana Chadk Bull, coordenadora da recém-criada Unidade de Auditoria Interna daquela instituição. O encontro foi conduzido pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, e teve como objectivo promover a troca de…
ebenhack/AP
Coordenadora da recém-criada Unidade de Auditoria Interna de Moçambique sublinhou que a visita a Angola tem como propósito conhecer de perto a experiência da Assembleia Nacional, que implementou a sua unidade no final de 2024.
Economia

A Assembleia Nacional de Angola recebeu, esta manhã, 11, uma delegação de funcionários parlamentares da Assembleia da República de Moçambique, liderada por Larenana Chadk Bull, coordenadora da recém-criada Unidade de Auditoria Interna daquela instituição.

O encontro foi conduzido pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, e teve como objectivo promover a troca de experiências e boas práticas na área da gestão administrativa e financeira parlamentar.

Durante a audiência, Larenana Chadk Bull explicou que a Unidade de Auditoria Interna da Assembleia da República de Moçambique foi instituída em Abril deste ano, em conformidade com a lei que aprova o Sistema de Gestão Financeira do Estado.

A responsável sublinhou que, estando a unidade ainda em fase inicial de funcionamento, a visita a Angola tem como propósito conhecer de perto a experiência da Assembleia Nacional, que implementou a sua unidade no final de 2024, e alinhar procedimentos de acordo com as melhores práticas adotadas no espaço da CPLP e da SADC.

A delegação moçambicana, segundo uma nota, realizou uma visita guiada ao palácio da Assembleia Nacional, tendo percorrido às instalações dos estúdios do canal parlamentar de Rádio e TV, a Régie Master e a Sala de Plenário.

De referir que as funcionárias parlamentares permanecerão em Luanda durante toda a semana, participando em sessões de trabalho com a equipa de auditoria interna angolana e reunindo-se com outras áreas estratégicas da Casa das Leis.

O programa inclui ainda visitas técnicas e guiadas a diferentes sectores da Assembleia Nacional, com o objectivo de conhecer a realidade operacional e administrativa da instituição.

Mais Artigos