Lobito Atlantic Railway reforça governação com nova liderança executiva e corporativa

A Lobito Atlantic Railway (LAR), concessionária do Corredor do Lobito, acaba de anunciar uma remodelação estratégica na sua liderança, reforçando a sua estrutura de governação com nomes de peso do sector internacional. Alexandre Canas, antigo director da Trafigura e membro fundador da LAR, passa a presidir ao conselho de administração, enquanto o francês Nicholas Fournier…
ebenhack/AP
Alexandre Canas assume presidência do conselho de administração e Nicholas Fournier é nomeado CEO, marcando nova fase para o corredor ferroviário estratégico de Angola.
Líderes

A Lobito Atlantic Railway (LAR), concessionária do Corredor do Lobito, acaba de anunciar uma remodelação estratégica na sua liderança, reforçando a sua estrutura de governação com nomes de peso do sector internacional. Alexandre Canas, antigo director da Trafigura e membro fundador da LAR, passa a presidir ao conselho de administração, enquanto o francês Nicholas Fournier assume a Direção Executiva da empresa.

As nomeações, segundo comunicado enviado à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, representam um marco na consolidação da operadora ferroviária angolana, cuja missão é transformar o transporte e o comércio regional, posicionando Angola como um hub logístico estratégico para África e para o mundo.

Experiência internacional ao serviço de Angola

Com mais de 25 anos de experiência em liderança estratégica, gestão financeira e desenvolvimento de negócios em mercados internacionais como Brasil, Países Baixos, Moçambique, Reino Unido e Angola, Alexandre Canas traz ao conselho de administração uma visão global e de longo prazo. Actualmente, desempenha também as funções de Country Manager da Trafigura em Angola.

“Pretendo, em conjunto com os restantes elementos do conselho, apoiar a equipa executiva para garantir que a empresa esteja preparada para alcançar os seus objectivos, reforçando parcerias que sustentem o crescimento sustentável de toda a região que servimos em África”, sublinhou o novo PCA.

Já o novo CEO, Nicholas Fournier, chega com a missão clara de acelerar a transformação operacional da LAR. “Orgulhamo-nos de operar um corredor de transporte aberto a todos os clientes, já com benefícios significativos para as empresas mineiras da República Democrática do Congo que produzem metais críticos. Juntamente com a minha equipa de gestão, vou concentrar-me na optimização da capacidade e eficiência do caminho-de-ferro e na expansão das operações do Terminal de Minerais no Porto do Lobito”, destacou.

Com mais de 20 anos de experiência internacional em operações e desenvolvimento de negócios, Fournier é mestre em Engenharia Mecânica pela Université Technologique de Compiègne, em França, e já liderou projectos estratégicos em multinacionais como ADIT – GEOS Group, G4S – Allied Universal, KS Drilling e Transocean.

Nova fase de governação corporativa

Segundo a empresa, estas alterações “evidenciam a separação formal das funções de presidente e de diretor executivo”, alinhando a LAR com as melhores práticas de governação corporativa. Com um novo Comité Executivo e uma liderança reforçada no conselho de administração, a companhia entra numa fase decisiva da sua expansão operacional.

O Corredor do Lobito, concessionado à LAR, é hoje considerado um dos mais promissores eixos de transporte de África, com impacto directo na exportação de recursos minerais da África Central e na integração regional. A aposta numa gestão independente e altamente especializada pretende assegurar que a infra-estrutura ferroviária angolana atinja todo o seu potencial de competitividade e sustentabilidade.

Mais Artigos