A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola revelou uma carteira de investimento de aproximadamente 70 mil milhões de dólares na indústria petrolífera angolana para os próximos cinco anos.
O anúncio foi feito pelo director de negociações da ANPG, Helder Lombo, durante o primeiro dia da conferência e exposição Angola Oil & Gas (AOG) 2025, afirmando que o investimento surge numa altura em que Angola se prepara para lançar uma nova ronda de licenciamento no quarto trimestre de 2025, com o objectivo de produzir o primeiro gás até Dezembro deste ano.
“Temos um sector maduro – com a Bacia do Congo a afirmar-se como a mais prolífica do continente. Dispomos de mais de 30 infraestruturas de produção no país e contamos também com estabilidade contratual”, afirmou Lombo.
Angola tem 10 oportunidades de licenciamento para investidores no âmbito da ronda 2019-2025, incluindo os Blocos CON 5, 9 e 10 na Bacia do Baixo Congo e os Blocos KON 5, 7, 17, 18, 20, 22 e 23 na Bacia do Kwanza.
Paralelamente, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis indicou ainda a existência de sete poços de petróleo prontos para investimento nas bacias offshore do Kwanza, Benguela e Namibe, estando previstos concursos para os Blocos 22, 38 e 29 na Bacia do Kwanza e 25 e 26 na Bacia de Benguela.
Segundo o presidente do conselho de administração da ANPG, Paulino Jerónimo, “o que atrai os investidores são as mudanças feitas no mercado angolano, mudanças que permitem a exploração em campos marginais e em áreas ainda pouco exploradas”.