O Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, iniciou na manhã desta Segunda-feira, 8 de Setembro, uma visita de Estado de dois dias à Guiné-Bissau. Aos 60 anos, Barrow, o terceiro presidente do seu país desde a independência, foi recebido com honras pelo anfitrião, Umaro Sissoco Embaló, no emblemático Palácio cor-de-rosa.
Logo após a recepção no Palácio Presidencial, os dois Chefes de Estado mantiveram um encontro privado, seguido de uma reunião alargada com as respectivas delegações. Entre os documentos assinados, destacam-se os protocolos no sector da segurança, apontados como prioritários para a estabilidade sub-regional.
Adama Barrow recebeu do seu homólogo guineense a mais alta condecoração da Guiné-Bissau, a Medalha Amílcar Cabral, num acto carregado de significado histórico, seguindo uma conferência de imprensa, onde os dois presidentes reforçaram perante os jornalistas o compromisso de estreitar a cooperação política, económica e cultural entre os dois países vizinhos.
Além de encontros políticos, assinatura de acordos bilaterais e visitas institucionais e empresariais, a agenda oficial incluiu ainda uma homenagem no Mausoléu da Amura aos antigos líderes João Bernardo Vieira e Amílcar Cabral.
Para o segundo dia da visita, está programada uma deslocação às instalações da fábrica de farinha do MC Group, na zona industrial de Blola, antes da partida de Bissau.