O crédito bancário em Cabo Verde bateu um recorde no segundo trimestre deste ano com 158,6 mil milhões de escudos (1,4 mil milhões de euros), segundo os mais recentes dados compilados pelo banco central.
O crédito em incumprimento representa 7,57% e apesar de ter subido algumas décimas em relação ao primeiro trimestre, é um valor mais baixo do que os registados em cada trimestre, ao longo de 2024.
É também um valor mais baixo do que os registados no fecho de cada ano, na última década, excetuando 2023, que terminou com 7.27%.
Segundo o Banco de Cabo Verde (BCV), o rácio de solvabilidade do sistema bancário cabo-verdiano é de 23,8%, depois de ter atingido 24,1% no primeiro trimestre, valores que estão no topo das tabelas do BCV – mantendo-se acima do mínimo regulamentar de 11,25%.
Ainda de acordo com os indicadores publicados pelo BCV, o sistema bancário fechou o segundo trimestre com resultados agregados acima dos registados no mesmo período do último ano (que foi um ano de lucro conjunto recorde).
No segundo trimestre de 2024, diz a Lusa, os resultados (antes de impostos) rondaram 3,2 mil milhões de escudos (29 milhões de euros) e este ano subiram para 3,6 mil milhões de escudos (32,6 milhões de euros), no mesmo período.