Cabo Verde a um passo do Mundial 2026

O herói da tarde foi Dailon Livramento, que aos 54 minutos protagonizou uma arrancada memorável desde o meio-campo, deixando adversários para trás até bater o guarda-redes Onana com um remate certeiro. O golo colocou os Tubarões Azuis com 19 pontos no Grupo D, quatro a mais do que os Camarões, restando apenas duas jornadas para…
ebenhack/AP
Cabo Verde está cada vez mais perto de realizar o sonho de disputar o primeiro Campeonato do Mundo de futebol da sua história, depois de vencer os Camarões por 1-0, esta segunda-feira, no Estádio Nacional, na Praia, num jogo que fez explodir de emoção todo o arquipélago.
Destaque Life

O herói da tarde foi Dailon Livramento, que aos 54 minutos protagonizou uma arrancada memorável desde o meio-campo, deixando adversários para trás até bater o guarda-redes Onana com um remate certeiro. O golo colocou os Tubarões Azuis com 19 pontos no Grupo D, quatro a mais do que os Camarões, restando apenas duas jornadas para o final da fase de apuramento.

O ambiente no Estádio Nacional, completamente lotado, refletiu a dimensão histórica do momento. O Governo de Cabo Verde decretou tolerância de ponto e garantiu transporte gratuito para facilitar a presença do público, enquanto a diáspora também mobilizou apoio à equipa, através da compra de bilhetes, cuja receita reverteu para as famílias afetadas pela tempestade Erin de São Vicente

Com esta vitória, Cabo Verde poderá carimbar o passaporte para o Mundial já no próximo jogo, diante da Líbia, em Trípoli. Um triunfo, ou até um empate aliado a um resultado desfavorável dos Camarões, bastará para garantir a qualificação inédita. Se necessário, a decisão ficará para o derradeiro encontro em casa, frente ao Eswatini, último classificado do grupo D.

No final do jogo, os milhares de adeptos que lotaram completamente o estádio nacional, protagonizaram uma inédita, mas pacífica invasão de campo, onde não conseguiram conter a emoção.

Sob o comando do selecionador Bubista, os Tubarões Azuis consolidaram-se como uma equipa coesa, resiliente e ambiciosa, capaz de se impor frente a gigantes do futebol africano. Mais do que uma vitória desportiva, este resultado afirma Cabo Verde no panorama internacional, alimentando um sonho coletivo que está agora mais próximo do que nunca: ouvir o hino nacional ecoar num Campeonato do Mundo.

Mais Artigos