A nova embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Sylvie Millot afirmou nesta Quarta-feira, 10, prometeu reforçar a cooperação com as autoridades cabo-verdianas.
Sylvie Millot disse que nos próximos quatro anos trabalhará de forma estreita com as autoridades, a sociedade civil e o sector privado para “reforçar ainda mais esta parceria que une a União Europeia, os seus Estados-membros e Cabo Verde”.
Em declarações aos jornalistas, após apresentar cartas credenciais ao Presidente cabo-verdiano, na Praia, a embaixadora destacou o país como o único da África Subsaariana com uma “parceria especial” com a instituição.
“Cabo Verde é o único país na África Subsaariana com o qual a União Europeia tem esta parceria especial. Isto demonstra a excelência das nossas relações económicas, comerciais, mas também humanas, culturais e de amizade”.
Segundo a Millot, a parceria ganhou recentemente uma nova dimensão com investimentos europeus da iniciativa Global Gateway, que apoiam Cabo Verde na transição digital, energética e na economia azul.
“Estes investimentos terão um grande impacto na vida de cada cabo-verdiano. Falo também da cooperação na segurança marítima, do desenvolvimento sustentável e da cultura, que dinamizam a nossa parceria. A União Europeia é um parceiro fiável e de todos os momentos”, referiu a nova embaixadora da EU, citada pela Lusa.