AD Ports Group prevê injectar 380 milhões de dólares na modernização do Terminal Noatum Ports Luanda

O AD Ports Group (ADX: ADPORTS), operador global de referência nos sectores do comércio e da logística, em parceria com a Unicargas e a Multiparques, lançou esta Sexta-feira a primeira pedra do Terminal Noatum Ports Luanda, localizado no Porto de Luanda. Com um investimento inicial estimado em 250 milhões dólares nos primeiros três anos, a…
ebenhack/AP
Com uma área total de 192.000 metros quadrados e uma profundidade de 16 metros, será o único terminal do Porto de Luanda com capacidade para receber navios Super Post-Panamax, com até 14.000 TEUs.
Economia

O AD Ports Group (ADX: ADPORTS), operador global de referência nos sectores do comércio e da logística, em parceria com a Unicargas e a Multiparques, lançou esta Sexta-feira a primeira pedra do Terminal Noatum Ports Luanda, localizado no Porto de Luanda.

Com um investimento inicial estimado em 250 milhões dólares nos primeiros três anos, a iniciativa poderá atingir um investimento global de até 380 milhões de dólares ao longo do período de concessão de 20 anos, extensível até ao ano de 2055.

O projecto, segundo uma nota, prevê um período de execução de 18 meses, durante o qual será desenvolvida uma infra-estrutura de última geração, com a incorporação de tecnologias avançadas e equipamentos sustentáveis, conferindo ao Porto de Luanda um novo posicionamento estratégico enquanto hub logístico regional, competitivo e eficiente, ao serviço da África Central e Ocidental.

O AD Ports Group detém 81% de participação no terminal multipropósito e 90% na joint-venture Noatum Unicargas Logistics, entidade responsável pelas operações logísticas integradas e pela modernização da frota, incluindo camiões frigoríficos e plataformas de transporte.

Mohammed Al Tamimi, director Executivo da Noatum Ports, afirmou que o lançamento das obras do Terminal Noatum Ports – Luanda representa um marco transformador para o AD Ports Group para Angola e para toda a região.

“Este projecto emblemático reflecte a nossa estratégia de longo prazo, centrada na entrega de infra-estruturas de classe mundial, tecnologia avançada e soluções sustentáveis que, além de impulsionarem o comércio e a logística, criam oportunidades reais para as comunidades locais. Ao modernizarmos esta porta de entrada estratégica, estamos a contribuir para o reposicionamento de Luanda como um dos principais centros marítimos e logísticos da África Central e Ocidental”, disse.

Com uma área total de 192.000 metros quadrados e uma profundidade de 16 metros, será o único terminal do Porto de Luanda com capacidade para receber navios Super Post-Panamax, com até 14.000 TEUs, consolidando assim a sua posição estratégica no corredor logístico regional.

O terminal modernizado contará com três gruas STS Super Post-Panamax e oito gruas híbridas Rubber Tyred Gantry (RTG), suportadas por sistemas informáticos avançados, que visam potenciar a eficiência operacional, promover a sustentabilidade e optimizar as operações logísticas.

Com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2027, a capacidade de movimentação de contentores aumentará de 25.000 TEUs para 350.000 TEUs, enquanto o volume de operações Ro-Ro deverá superar os 40.000 veículos.

Nos últimos três anos, o AD Ports Group tem expandido a sua presença no continente africano, anunciando investimentos previstos superiores a 800 milhões de dólares nos sectores marítimo, portuário e logístico em países como Egipto, República do Congo, Tanzânia e Angola.

Mais Artigos