Angola estreia-se no mapa global das grandes exposições imersivas com a “The Mystery Man”

Já está aberta ao público, desde esta Quarta-feira, 15, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, a exposição internacional “The Mystery Man”, considerada uma das mais comoventes e inovadoras experiências imersivas sobre a figura histórica de Jesus de Nazaré, reflectida no enigmático Sudário de Turim. Após atrair centenas de milhares de visitantes em várias capitais europeias,…
ebenhack/AP
Pela primeira vez em África, a exposição internacional apresenta uma experiência imersiva sem precedentes sobre a figura de Jesus de Nazaré, consolidando Angola como destino cultural e turístico de referência internacional.
Life

Já está aberta ao público, desde esta Quarta-feira, 15, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, a exposição internacional “The Mystery Man”, considerada uma das mais comoventes e inovadoras experiências imersivas sobre a figura histórica de Jesus de Nazaré, reflectida no enigmático Sudário de Turim.

Após atrair centenas de milhares de visitantes em várias capitais europeias, a mostra chega a Luanda numa iniciativa da Xplore Angola, em parceria com a Óptima Cultura e com o apoio do Ministério do Turismo, tornando Angola o primeiro país africano a acolher o evento. A exposição fica patente até 27 de Dezembro, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 08h30 às 18h00, com segundas-feiras reservadas a visitas de grupos.

A realização de “The Mystery Man” em Luanda, refere uma nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, marca um momento histórico para o turismo cultural angolano, ao posicionar o país entre os novos destinos africanos capazes de receber projectos culturais de dimensão global.

Para Emídio Fragoso, fundador da Xplore Angola, o evento “prova que Angola dispõe de condições logísticas, infra-estruturais e institucionais para acolher experiências de nível mundial, consolidando o turismo como sector prioritário da diversificação económica e da projecção internacional do país”.

Criada pela empresa espanhola ArtisSplendore, a exposição resulta de 15 anos de investigação científica, artística e forense, apresentando o primeiro corpo sindónico hiper-realista do mundo – uma escultura em tamanho real que reproduz, com precisão anatómica, todas as marcas e ferimentos visíveis no Sudário.

Luanda recebe “The Mystery Man” e projeta-se como novo centro africano de turismo cultural.

Segundo Francisco Moya, CEO da Óptima Cultura, “The Mystery Man combina a tradição museográfica com tecnologias imersivas, como a Realidade Virtual, oferecendo uma narrativa visual e sensorial de elevado realismo sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo.”

Organizada em cinco salas temáticas — A Paixão de Jesus, Antecedentes e Estudos, Videomapping sobre o Santo Sudário, Sala Imersiva e O Corpo —, a mostra convida o visitante a uma viagem através da história, ciência e espiritualidade. A exposição combina artefactos arqueológicos, recriações históricas e recursos audiovisuais que documentam o percurso do Sudário desde o século XIV até à actualidade.

O momento culminante da visita é a apresentação do “Homem do Sudário”, uma representação hiper-realista que revela com impressionante detalhe as marcas da flagelação, a ferida do flanco e os vestígios da crucificação. O silêncio e a iluminação cénica conduzem o espectador a um estado de contemplação profunda, num dos espaços mais comoventes alguma vez criados em torno da figura de Jesus.

Com bilhetes entre 7.500 Kz e 29.000 Kz, a exposição oferece opções standard e VIP, que incluem óculos de realidade virtual e áudio-guia. Espera-se que “The Mystery Man” se torne a exposição mais visitada da história de Angola, atraindo milhares de visitantes nacionais e internacionais e reforçando o papel do país como destino de excelência para o turismo cultural e religioso.

Mais Artigos