A Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande (SDBD) dá neste Sábado um passo decisivo na concretização da Zona Franca da Barra do Dande com o lançamento oficial do Parque Industrial e Logístico, Dande Park 1, a ser apresentado no “Angola Hub Transporte e Logística Summit 2025”, aberto ontem e que encerra amanhã, 19 de Outubro, no Centro de Conferências de Talatona (CCTA), em Luanda.
O anúncio, segundo apurou a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, será feito durante o Workshop Business Talk, um espaço de promoção de oportunidades de investimento no sector dos transportes e logística, que marca o início de uma nova etapa na estratégia nacional de industrialização e atracção de capital privado.
Com uma área de 425 hectares, o Dande Park 1 será o primeiro parque industrial e logístico integrado da Zona Franca, concebido para acolher projectos nas áreas da agroindústria, metalomecânica, petroquímica, montagem e manufactura, entre outras.
Dotado de infra-estruturas modernas, o complexo dispõe de acesso directo ao Terminal Portuário da Barra do Dande, integração com a rede rodoviária e ferroviária nacional e uma Plataforma Logística Integrada, que assegura o manuseamento e armazenamento eficiente de cargas. O parque oferece ainda Regimes Especiais diferenciados — Fiscal e Aduaneiro, Financeiro e Cambial, Migratório e Laboral — e um Guiché do Investidor (One-Stop Shop), concebido para simplificar os processos administrativos e operacionais das empresas instaladas.
Embora a apresentação oficial ocorra apenas neste 18 de Outubro, o Dande Park 1 já conta com contratos de investimento assinados e projectos em curso, incluindo a Reserva Nacional de Cereais, a Refinaria de Óleos Alimentares e a Plataforma Logística da Barra do Dande.
Estes empreendimentos, com um investimento conjunto estimado em 240 milhões de dólares, deverão gerar cerca de 1.700 novos postos de trabalho. Adicionalmente, estão em preparação acordos para a instalação de uma Linha de Montagem de Autocarros e de um Parque Agroindustrial, cuja formalização está prevista para 2025.
A FORBES ÁFRICA LUSÓFONA sabe também que o acto de lançamento da infra-estrutura culminará com a assinatura de um contrato de investimento e do contrato-promessa de transmissão de direitos de superfície entre a SDBD e a QUIMEIRA LOGISTICS, consolidando o compromisso conjunto para o desenvolvimento da Plataforma Logística da Barra do Dande.
Mais do que um projecto de infra-estrutura, o Dande Park 1 representa um pilar estratégico na diversificação económica de Angola. Ao combinar condições fiscais atractivas, localização privilegiada e um ecossistema industrial moderno, o projecto reforça o posicionamento do país como hub logístico e industrial emergente da África Austral.