O Governo moçambicano anunciou a entrada em vigor do acordo de isenção de vistos com o Gana, medida que justifica com a necessidade de promover o turismo e investimentos entre os dois países.
Em comunicado divulgado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano refere que o parlamento do Gana aprovou este mês a ratificação dos acordos bilaterais de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, bem como em passaportes ordinários, com Moçambique.
“Esta ratificação e a aprovação para a isenção dos vistos, que visa reforçar a cooperação e promover o intercâmbio entre os dois países e povos, garante a mobilidade dos cidadãos moçambicanos de e para a República do Gana, assim como a facilitação de transações comerciais e turísticas”, explica-se.
Na mesma nota, diz a Lusa, acrescenta-se que o acordo sobre a isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço foi assinado em 2022, no Gana, e a proposta para a isenção de vistos em passaportes ordinários foi apresentada pela Embaixada de Moçambique naquele país africano, em Julho deste ano.
A então ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, afirmou em julho do ano passado que o Governo pretendia alargar a isenção de vistos, visando a “atracção” de mais turistas, em resultado da reação “positiva” que teve dos países da região da África austral, tendo em conta a anterior decisão de facilitação da entrada de turistas de 29 países.





