O cabo-verdiano Moisés Rodrigues venceu, na Terça-feira, as eleições para presidente da Câmara de Brockton, Massachusetts, Estados Unidos, e prometeu unir a comunidade, numa primeira declaração de vitória.
“É óptimo que eu seja cabo-verdiano, mas seremos uma só cidade. Há apenas uma comunidade e essa comunidade é a cidade de Brockton”, disse.
O portal de informação local abre o artigo indicando que “Brockton elegeu o seu primeiro presidente da câmara negro na história da cidade, numa eleição histórica”.
O adversário Jean Bradley Derenoncourt reconheceu a derrota, “por 271 votos”, informou.
Moisés Rodrigues apresenta-se no seu site oficial como “um líder comunitário, imigrante cabo-verdiano, veterano da Marinha dos EUA” e uma “figura respeitada em Brockton”, que já exerceu funções como presidente de câmara interino “e tem mais de 25 anos de dedicação à cidade”.
Entretanto, o Presidente de Cabo Verde e o primeiro-ministro felicitaram Moisés Rodrigues, destacando a vitória como motivo de orgulho para a diáspora e exemplo de tenacidade.
“A diáspora cabo-verdiana tem sido fonte de orgulho e vitórias para toda a nação. Mais um filho das ilhas que se destaca além-mar e nos distingue como povo resiliente e arrojado, sedento de progresso e prosperidade. Juntos, construímos um Cabo Verde ambicioso e vencedor”, afirmou o Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, na sua página oficial do Facebook.
O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, considerou o feito como “exemplo de tenacidade e de consistência política que orgulha a diáspora cabo-verdiana” nos Estados Unidos.
“Desejo os maiores sucessos na governação ao serviço de Brockton”, acrescentou.
Também o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde Jorge Tolentino descreveu a vitória como “uma magnífica conquista e um ganho enorme para os patrícios em Brockton”.
“É motivo de orgulho para toda a comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos. A diáspora e a nação acabam de ganhar mais um marco de ouro”, afirmou, citado pela Lusa.





