O Reino Unido ameaçou esta Segunda-feira restringir a concessão de vistos a Angola e outros dois países africanos que acusa de não cooperarem suficientemente para readmitir os seus cidadãos em situação irregular.
Segundo o Ministério do Interior britânico, é “inaceitável” a fraca cooperação de Angola, Namíbia e República Democrática do Congo em matéria de expulsões de imigrantes em situação ilegal no Reino Unido.
O secretário de Estado para o Asilo e a Segurança das Fronteiras, Alex Norris, advertiu que estes três países “têm um mês” para melhorar a situação, em entrevista à estação Sky News.
O Ministério do Interior argumenta que “milhares de migrantes em situação ilegal originários destes países encontram-se actualmente no Reino Unido”.
As restrições de vistos aplicar-se-iam a vistos de turismo e vistos VIP, detalhou o ministério, que refere que as medidas poderão estender-se a outros países, especialmente aqueles que apresentam “altas taxas de pedidos de asilo” de pessoas que entraram legalmente no Reino Unido.
“A minha mensagem para os governos estrangeiros hoje é clara: aceitem o regresso dos vossos cidadãos ou vão perder o privilégio de poder entrar no nosso país”, avisou a ministra do Interior, Shabana Mahmood, citada no comunicado.
A ministra, diz a Lusa, vai apresentar esta tarde ao Parlamento uma ampla reforma contra a imigração irregular, numa tentativa de reduzir a chegada de migrantes ao Reino Unido vindos do norte da França em barcos de borracha.





