Presidente de Cabo Verde destaca Nandó dos Santos como patriota e construtor da paz em Angola

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, descreveu o antigo presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, como “um grande patriota, combatente da liberdade e construtor da paz”, sublinhando o seu papel determinante na história política angolana do período pós-independência. Em mensagem evocativa, o chefe de Estado…
ebenhack/AP
José Maria Neves descreveu Nandó como um patriota e construtor da paz, após o falecimento do antigo presidente da Assembleia Nacional de Angola. A morte do político está a motivar homenagens internacionais, com Cabo Verde a destacar o seu legado político e institucional.
Líderes Life

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, descreveu o antigo presidente da Assembleia Nacional de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, como “um grande patriota, combatente da liberdade e construtor da paz”, sublinhando o seu papel determinante na história política angolana do período pós-independência.

Em mensagem evocativa, o chefe de Estado cabo-verdiano afirmou que “Nandó” foi um homem “distinto, corajoso, arrojado e amigo”, que deu tudo de si “por uma Angola maior”, deixando uma marca profunda na consolidação das instituições do país.

“Pude cumprimentá-lo, recentemente, em Luanda, durante as comemorações do 50.º Aniversário da Independência de Angola. Foi Ministro do Interior, Primeiro-Ministro e Vice-Presidente da República”, recordou José Maria Neves, destacando a diversidade de funções de Estado desempenhadas ao longo da sua carreira.

Fernando da Piedade Dias dos Santos, amplamente conhecido por “Nandó”, uma das figuras mais influentes da política angolana no período pós-independência, faleceu esta Quinta-feira, em Luanda, aos 75 anos.

O óbito foi confirmado pela Clínica Girassol, para onde o antigo dirigente foi transportado após ter sido encontrado inconsciente na sua residência. Apesar das manobras de socorro e reanimação levadas a cabo pela equipa médica, o falecimento foi declarado às 12h47. Entretanto, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, acaba de criar uma comissão para tratar das exéquias.

Nascido em Luanda, a 5 de Março de 1950, filho de pais imigrantes de São Tomé e Príncipe, Fernando Dias dos Santos licenciou-se em Direito, em 2009, pela Universidade Agostinho Neto, consolidando uma trajectória marcada pela intersecção entre liderança política, segurança do Estado e governação institucional.

Casado com Maria Augusta Tomé Dias dos Santos e pai de sete filhos, Fernando Dias dos Santos era primo do antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos. Deixa um legado indissociável das principais etapas da construção do Estado angolano, da estabilidade política e da consolidação do poder legislativo no país.

Mais Artigos