Indústrias transformadoras e administração pública impulsionam crescimento do PIB cabo-verdiano para 7,3% no 3° trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) registou, no terceiro trimestre deste ano 2025, uma variação homóloga positiva de 7,3% em termos reais, mais 1,1 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) De acordo com o INE, o Valor Acrescentado Bruto (VAB), a preços de base, aumentou 6,4% em…
ebenhack/AP
De acordo com o INE, o Valor Acrescentado Bruto (VAB), a preços de base, aumentou 6,4% em volume, superando em 0,6 pontos percentuais o crescimento observado no segundo trimestre.
Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) registou, no terceiro trimestre deste ano 2025, uma variação homóloga positiva de 7,3% em termos reais, mais 1,1 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE)

De acordo com o INE, o Valor Acrescentado Bruto (VAB), a preços de base, aumentou 6,4% em volume, superando em 0,6 pontos percentuais o crescimento observado no segundo trimestre.

Entre os ramos de actividade, as indústrias transformadoras, a construção, os transportes e armazenagem e a administração pública apresentaram contributos positivos para a variação do PIB.

Em sentido contrário, o documento consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA indica que a agricultura, pecuária e silvicultura registou uma diminuição de 15,5%, com um contributo negativo de 0,6 pontos percentuais para o crescimento total do PIB.

As indústrias transformadoras registaram uma variação homóloga positiva de 15,2%, contribuindo em 0,8 pontos percentuais para o crescimento do PIB.

O ramo da construção aumentou 17,2%, com um contributo de 0,6 pontos percentuais. O ramo dos transportes e armazenagem cresceu 12,6%, tendo contribuído em 1,3 pontos percentuais para a variação total do PIB.

Os impostos líquidos de subsídios sobre os produtos apresentaram uma variação homóloga positiva de 11,8%, com um contributo de 1,9 pontos percentuais.

O crescimento do PIB resultou do aumento do consumo final e do investimento. O consumo final registou uma variação homóloga positiva de 4,3%, reflectindo um aumento de 3,0% no consumo privado e de 8,7% no consumo público.

O Investimento apresentou uma variação homóloga positiva de 53,7% em volume, face a 12,3% no trimestre anterior.

No sector externo, as exportações de bens e serviços diminuíram 3,8% em volume no terceiro trimestre, após um crescimento de 3,2% no trimestre anterior.

As exportações de bens registaram uma variação negativa de 5,3% e as exportações de serviços de 3,0%. As importações de bens e serviços aumentaram 9,2% em volume, com variações positivas de 9,2% nas importações de bens e de 9,0% nas importações de serviço.

Mais Artigos